Belo horizonte debate futuro da sustentabilidade e tecnologia

O 11º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, acontece agora no dia 23 de novembro, das 9h às 18h, na sede do Sebrae MG. O evento é gratuito e tem como tema Desafios globais, soluções locais e o futuro tecnológico sustentável e conta com patrocínio da ArcelorMittal, Gerdau, Belotur, Cenibra, Vallourec e FCA Fiat, além do apoio do Sebrae Minas, Fundação Dom Cabral e da WayCarbon e parceria de outras empresas.

Considerado um dos eventos mais importantes da América Latina sobre sustentabilidade, o Sustentar 2018 deve receber cerca de 1,5 mil pessoas, que participarão de workshops, seminários, fóruns e feira de produtos e tecnologia. “O Sustentar 2018 apresenta-se como meio para discussão de temas vinculados à sustentabilidade e promove o estabelecimento de parcerias para fomentar estratégias que contribuem para a construção de um mundo melhor, com responsabilidade ambiental, social e cultural. É uma ótima oportunidade para promover transformações substanciais, como a incorporação dos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU em três categorias: produto, serviço e inovação sustentável”, afirma Jussara Utsch, diretora-executiva do Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental.

A programação conta com uma série de painéis simultâneos: Solenidade de Abertura; Grande Diálogo: Visão e Sustentabilidade; Demoday Hackathon; Fórum Inovação Sustentável; Fórum Estratégias, Tecnologias, Gestão para Responsabilidade Socioambiental; Fórum Oportunidades, Mercados Sustentáveis e Futuro; e Workshop Internacional – Como Planejar, Desenvolver e Comercializar Produtos de Ecoturismo Promovendo o Desenvolvimento de Comunidades. Ainda faz parte do evento, o Espaço Sustentar de Inovação, onde serão apresentados produtos, tecnologias e serviços focados na responsabilidade socioambiental.

“No período da manhã, contaremos com um diálogo focado nas demandas dos líderes, em que governos, empresas e sociedade farão uma previsão para o desenvolvimento sustentável do Brasil nos próximos 10 anos. Já à tarde, serão abordados temas mais específicos como compliance na sustentabilidade, economia circular, precificação de carbono, o papel da academia no processo de inovação das empresas, o que as grandes empresas podem aprender com as startups, a indústria 4.0, entre outros”, pontua Jussara.

Entre os mais de 30 palestrantes e mentores confirmados está Afonso Cozzi, professor e pesquisador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral; Gabriela Yamaguchi, diretora de comunicação e engajamento do WWF-Brasil; Douglas Trent, criador do Projeto Bichos do Pantanal, do programa Petrobras socioambiental, e maior especialista da vida silvestre brasileira; Carlos Arruda, professor de Inovação e Competitividade e gerente do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral; Fábio Feldman, ex-deputado federal e Ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; e outros. O Sustentar tem inscrições gratuitas e é voltado para o público em geral. A programação completa está disponível no site www.sustentar.net ou diretamente em https://www.sympla.com.br/11-sustentar__387973

Futuro

No evento, será produzido um documento para ser entregue ao presidente eleito, com as expectativas dos eleitores e empresas para o setor da sustentabilidade. “A sustentabilidade exige planejamento de curto, médio e longo prazo, por isso as políticas precisam ser de estado e não apenas desse ou daquele governo”, analisa o Presidente do Conselho do Instituto Sustentar, Roberto Fagundes.

Bioenergia Social

Outro destaque da programação do 11º Sustentar será a apresentação do programa Gerdau Bioenergia Social, feito em parceria com a startup Bchem Biocombustíveis, que produz biodiesel a partir do óleo de cozinha usado. Os participantes do evento poderão levar o material para ser transformado no local, como forma de participar e apoiar o projeto.

Demoday Hackaton Sustentar

Após 36 horas de imersão e desenvolvimento, foram selecionados seis grupos finalistas do Hackathon Sustentar. Com apoio e mentoria das empresas patronas ArcelorMittal, Gerdau e Vallourec, as equipes apresentaram soluções inovadoras para os desafios globais do desenvolvimento sustentável na indústria do aço e mineração e reciclagem urbana.

Os grupos vencedores, que receberão prêmios no valor total de R$ 6 mil, serão reveladas no Demoday Hackaton, realizado durante a abertura do Sustentar 2018.

Espaço Sustentar de Inovação

Parte da programação do Sustentar 2018, o Espaço Sustentar de Inovação que contará com a presença de 15 startups de inovação e tecnologia. Com o objetivo de promover debates e networking, o ambiente reunirá os participantes: Instituto Espinhaço – Projeto Semeando Vidas, Portal Verde, Lia Marinha, Calculadora de Carbono de Inhotim, Market Play, Cooperárvore, Casa Zero e outros.

Website: https://www.sympla.com.br/11-sustentar__387973