Aplicativo de delivery de comida se destaca por levar empreendedorismo e tecnologia para o interior do Brasil

Segundo o IFB (Instituto FoodService Brasil) 80 milhões de consumidores passam pelos mais de 9.600 estabelecimentos credenciados por mês. A Abrasel (Associação brasileira de bares e restaurantes) aponta números muito maiores. São mais de 1 milhão de estabelecimentos em todo país. Empregando diretamente mais de 6 milhões de pessoas.

Além disso, a atividade é a única presente em todos os municípios do Brasil. Superando, em presença, bancos e até mesmo igrejas, e representando 1/4 dos gastos dos brasileiros com alimentação. Em outras palavras, a cada R$ 1000, o brasileiro gasta R$ 250 em bares, restaurantes etc, (fonte IBGE).

Um mercado que movimenta mais R$ 200 bilhões anuais, com um tíquete médio de R$ 13,40 por consumidor e com previsão de crescimento de 25%.

Contudo, ainda há no mercado um crescimento potencial, segundo a Coca-Cola, de até 10 vezes com a entrada dos aplicativos de alimentação como a Delivery Much, que democratiza a tecnologia e leva para cidades do interior uma experiência diferenciada na hora de pedir comida online.

Vanessa de Oliveira, moradora de São Roque, SP, agora franqueada da Delivery Much (DM), em Ibiúna, interior de SP, ao ser questionada sobre por que optou pela compra de uma franquia, respondeu: “Por que como usuária, a Delivery Much me conquistou”. 

Esse mesmo sentimento e a motivação por ter um negócio próprio, faz com que hoje, por meio de franqueadas como Vanessa, a Delivery Much chegue para mais de 160 cidades do Brasil, sendo atualmente o maior aplicativo de delivery de comida no interior do país.

A escolha pelo interior se dá segundo Pedro Judacheski, CEO da DM, por uma demanda ainda reprimida e, principalmente, pela dinâmica de levar à cidades menores novas possibilidades de empreendedorismo aliada a tecnologia, a geração de empregos e o relacionamento hiperlocal.

Liderança em franquias e pedidos no interior

Fundada em 2011, em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, a Delivery Much cresceu rápido e saltou de algumas franquias ao redor de Santa Maria para a maior franqueadora de delivery de comida do país.

Hoje, como apresentado acima, são mais de 160 franquias espalhadas pelo país. O perfil testado e validado pela empresa são de cidades com população entre 50 e 500 mil habitantes.

Ayran Santarem, head de expansão da DM, explica que o recorte para estas cidades se dá pelo fato de já haver muitos cases de sucesso e garantia de ROI (Retorno Sobre Investimento) em média de seis meses.

“Hoje temos grandes players atuando nos grandes centros e regiões metropolitanas, No entanto, percebemos que existem mais de 500 cidades pelo interior do Brasil em que há demanda reprimida, mercados que precisam de uma atenção muito maior devido à mudança de cultura e hábitos”, relata Santarem

É o caso de São Roque, interior de São Paulo, onde a Delivery Much mudou a forma como as pessoas fazem pedidos. Desde a implantação da franquia na cidade, que fica entre dois grandes centros, Osasco e Sorocaba, Gustavo Moraes, franqueado da DM, conta que houve a consolidação da tecnologia na cidade.

O número de restaurantes cadastrados cresce mês a mês, tendo cobertura total de 58% dos estabelecimentos da cidade. Já em número de pedidos realizados, o crescimento também é exponencial. Há casos de restaurantes que tiveram 500% de aumento no número de pedidos, após a implantação da Delivery Much.

Moraes reflete os dados pela boa recepção por parte do cliente final. “A cidade estava precisando acompanhar os grandes centros e contar com essa facilidade”, comenta e pontua: “Por ser uma cidade pequena, o público tem muita proximidade com a gastronomia local. Então, o App da DM veio para consolidar ainda mais essa relação”

Como Funciona: tecnologia e inovação no interior

Olhando para o marketing digital, é comum às empresas definirem personas, ou seja, quem é o cliente ideal de cada modelo de negócio.

Para a Delivery Much, há um certa complexidade nisso, pois são variadas personas. Há o franqueado, os proprietários de lanchonetes e restaurantes e o usuário final, que é quem faz o pedido.

Toda essa cadeia de envolvidos é impactada pela DM quando chega à cidade, ou seja, há além de uma nova forma de pedir comida uma injeção de tecnologia e empreendedorismo na região.

Além disso, os investimentos feitos pela empresa beneficiam todas as pontas. “Investimos em marketing para a cidade, para o franqueado e para o restaurante. Isso ninguém faz”, enfatiza Santarem.

Moraes corrobora ao destacar que a DM criou novas oportunidades diretas e indiretas em São Roque.Toda uma cadeia de parceiros, entregadores e fornecedores são impactados. “Acredito que a chegada da DM poderá influenciar e motivar o lançamento de ainda mais novidades e aplicativos inovadores na cidade”.

Toda essa construção é segundo Pedro Judacheski, CEO da DM, fruto de uma parceria da compreensão do morador do interior e a valorização da cidade com o contato pessoal e próximo do franqueado. “Entendemos que ter um sócio local (franqueado) é um grande diferencial na hora de fazer negócios no interior, pois este empreendedor conhece a cidade, os lugares que a galera frequenta, os restaurantes mais importantes e por aí vai. Além disso, o modelo de franquias potencializa a característica de ‘dono do negócio’, é um modelo consolidado que está em crescimento no país e no mundo”, finaliza

Website: http://franquias.deliverymuch.com.br/