Alugar casas é a nova mania dos brasileiros para viagens internacionais

Na hora de marcar uma viagem, uma das primeiras providências é pesquisar locais para acomodação. Naturalmente, os hotéis são a 1ª opção que surge na mente da maioria das pessoas. Porém, nos últimos anos, uma alternativa mais econômica e interessante tem ganhado enorme popularidade: o aluguel de casas.

Apesar das comodidades que os hotéis oferecem, ter uma casa só sua traz benefícios antes impensados para os turistas. A liberdade de aproveitar uma casa grande, com piscina e estrutura completa, aliada aos preços convidativos, torna o aluguel uma opção relevante para famílias e grupos que desejam marcar uma viagem juntos.

Em poucos lugares esta realidade fica tão explícita quanto em Orlando, nos Estados Unidos. A cidade, com seus famosos parques de diversão e centros de compras, é um dos locais preferidos dos brasileiros para passar as férias. Se antes o comum era ficar em quartos nos hotéis dos parques, hoje alugar uma casa é a opção de escolha para um número cada vez maior de visitantes.

“O número de brasileiros que preferem alugar uma casa para passar as férias nos Estados Unidos tem crescido a cada ano”, diz Wendel Ferrari. Wendel é o responsável pelo site Temporada em Orlando, que atua desde 2012 no aluguel de casas na cidade para brasileiros e já atendeu mais de 40 mil pessoas.

Wendel revela que o mercado está aquecido neste segmento. Mesmo com a crise econômica, a tendência é de crescimento acima de dois dígitos percentuais este ano no volume de aluguéis. “Quando um brasileiro descobre que há a opção de aluguel de casas em Orlando, por um preço menor do que em hotéis e com nenhuma burocracia, seu roteiro de viagem muda completamente. Fica muito mais fácil juntar os amigos e a família, e para quem curte alugar carro e explorar a cidade e os arredores, ter uma casa facilita muito os passeios”, conta o empresário.

CASA OU HOTEL? OS BENEFÍCIOS DO ALUGUEL DE CASAS, SEGUNDO OS TURISTAS

• LIBERDADE: por mais que um hotel ofereça amenidades, a liberdade de ter uma casa só sua é atraente. Não precisar seguir regras, poder ficar mais à vontade e passar uma temporada agradável com os amigos são benefícios convincentes para um número cada vez maior de turistas.

• UNIÃO: aproveitar as férias com a família ou em grandes grupos de amigos é sonho de muitos brasileiros. Porém, alugar quartos de hotel para todo mundo sai caro – e nem sempre é possível, especialmente nos períodos de férias. O aluguel de casas torna-se uma opção barata e prática para ‘juntar a turma’ e curtir as férias em união. É possível alugar casas para até 25 pessoas, com custos compartilhados bastante reduzidos.

• COMODIDADE: um dos pontos que mais atraem os turistas brasileiros é a estrutura diferenciada das casas norte-americanas. As casas para aluguel em Orlando, por exemplo, podem ser consideradas verdadeiras ‘mansões’ pelos padrões nacionais, com amplo espaço interno e externo, diversos quartos, cozinha completa e sala de TV moderna. Além disso, elas ficam localizadas em condomínios fechados, garantindo segurança e localização próxima a centros de compras (como supermercados e shopping centers).

• DIVERSÃO: ao invés de ficar ‘preso’ a um hotel dentro de um parque, quem aluga uma casa possui diversas oportunidades de se divertir com mais liberdade. Quase todas as residências para aluguel em Orlando possuem piscina privativa e área para churrasqueira (contratada à parte), oferecendo aos brasileiros a chance de matar a saudade de casa com um churrasco à beira d´água com os amigos. Além disso, por estarem situadas em condomínios, o turista poderá aproveitar, também, as inúmeras comodidades do local, como praças arborizadas, playgrounds para as crianças, salão de jogos, academia, quadras de tênis e basquete – e até mesmo salas de cinema de última geração.

Além disso, muitos viajantes não perdem a chance de ‘viver como os nativos’ quando conhecem um novo país. Tal experiência é mais fácil de ser obtida por quem fica em uma casa, tendo um gostinho de como é o dia a dia na localidade e vivenciando um cotidiano diferente e mais ‘real’ do que as férias em hotel permitem.

• PREÇOS: com mais de 200 itens apenas no portfólio do site Temporada em Orlando, o turista tem a possibilidade de alugar casas dos mais diferentes tamanhos na cidade, com taxas correspondentes de locação. É possível chegar a valores diários de cerca de 15 dólares por pessoa (menos de R$50), dependendo do tamanho da casa e do grupo. Tal diária é incomparavelmente menor do que em qualquer hotel na região.

Em tempos de economia e de aumento na oferta de serviços para os turistas, o aluguel de residências é uma tendência que mostra fortes indícios de se consolidar no mercado. Para quem deseja gastar menos, aproveitar as férias com um número maior de pessoas ou simplesmente ter uma casa grande e moderna totalmente sua por uma temporada, o aluguel tem se mostrado uma opção viável para uma viagem mais divertida, barata e repleta de conforto.