Administrar negócios é para quem tem atitude

Por que será que no Brasil é tão difícil empreender e sustentar uma empresa? Você deve estar pensando: “por causa da situação política e econômica do país…” Mas será mesmo? Que esse é um agravante na vida do empresário brasileiro, é fato, mas não será essa uma desculpa (que hoje em dia parece ser inquestionável) para maquiar uma deficiência cultural do brasileiro, que não foi ensinado a empreender nem a administrar negócios?

Não é à toa que eu encontro tantas pessoas com dons maravilhosos desperdiçados e sonhos engavetados, exercendo funções que nada têm a ver com o que realmente estão aptos a fazer, por não terem acendido a luz de sua própria capacidade e missão neste mundo. São pessoas que ouvem desde a meninice que têm que aprender as fórmulas prontas da escola e da vida e seguir o ritmo dos demais para não andar fora da linha. E quem disse que é preciso andar “na linha”?

Você certamente tem um sonho. Se você não pensou nisso ainda, então pense! Procure descobrir qual é o verdadeiro propósito de sua vida e vá atrás de suas realizações. Para empreender é preciso ter atitude e seguir em frente, independentemente dos problemas externos (ainda que todos pareçam ter paralisado diante de problemas como a crise do país). É preciso ter coragem para “remar contra a maré”!

A partir da decisão de levar o sonho adiante, é necessário planejar e buscar informação. Em um país onde se estuda pouco, se você não procurar aprimorar seu conhecimento e buscar informação adequada para administrar corretamente o seu negócio, dificilmente conseguirá prosperar.

Portanto, coloque seu sonho no papel, elabore um Fluxo de Caixa e arregace as mangas! Por pior que seja o cenário que o rodeia, a solução para o crescimento do seu negócio e suas grandes realizações está em suas mãos. Permita-se sonhar, confie no seu taco, tenha atitude, planeje, informe-se, faça acontecer e continue. O mundo precisa de você!

Para saber mais sobre empreendedorismo e gestão de negócios, escreva para francisco@projetodsd.com.br ou entre em contato por telefone (11 – 5542-7886).

Bons negócios!
Francisco Barbosa Neto
http://projetodsd.com.br/

Website: http://projetodsd.com.br/