Administração pública utiliza ferramentas de Business Intelligence para gerar informações para auditores da área fiscal

As plataformas de Business Intelligence (BI) vêm sendo cada vez mais usadas pela gestão de empresas de grande e médio porte. A tendência de usar sistemas que transformam um grande volume de dados em informações estratégicas e para apoiar decisões está se intensificando na administração pública, como na Secretaria da Fazenda de Sergipe (SEFAZ-SE). Com a consultoria da pernambucana Ávila Soluções, o órgão aperfeiçoou seu portal de BI e agora consegue acompanhar, dinamicamente, indicadores estratégicos para o fisco estadual, como o de arrecadação.

A implantação do novo portal foi realizada em cerca de oito meses, com forte participação da equipe técnica de Tecnologia da Informação (TI) da SEFAZ-SE. Analistas de TI receberam capacitação sobre como construir relatórios, fazer cruzamento de grandes volumes de informações e tratar dados a serem exibidos em formato de dashboard, uma espécie de painel de indicadores que apresenta as informações e gráficos mais importantes com fácil acesso, manuseio e visualização. Os auditores da SEFAZ também foram capacitados e já estão usando a ferramenta para acompanhar diariamente arrecadação, pagamentos e inadimplência dos contribuintes de Sergipe.

“O BI oferece um ferramental técnico qualificado para a gestão pública. O sistema que implantamos em parceria com a equipe de TI da SEFAZ utiliza inteligência artificial, que aprende as peculiaridades dos dados à medida em que é alimentado, propiciando uma melhor utilização dos indicadores. Em algumas situações, eles podem ser usados em tempo real para ações de fiscalização ou para prever ações, como arrecadação e alocação de recursos”, explicou Fábio Ávila, diretor da Ávila Soluções. Para chegar a resultados como este, estão sendo usadas ferramentas de mineração de dados da plataforma de BI da Microsoft e do SQL Server, associadas a metodologias de análise preditiva, que simulam tendências e padrões a partir dos dados disponíveis. O projeto contou com a participação do professor Methanias Colaço Jr., da Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em BI e Data Science.

Segundo Andréa Macêdo, superintendente de Tecnologia da Informação da SEFAZ-SE, os auditores ganharam independência na formatação dos relatórios que usam no dia a dia. “Antes eles solicitavam a elaboração dos relatórios e mudança de parâmetros ao nosso setor. Agora o acesso ao banco de dados é direto. Eles podem fazer o cruzamento dos indicadores que desejarem e ter os dados tratados automaticamente, conforme a necessidade, ganhando agilidade e liberdade no dia a dia”, detalhou. Em breve, essa ferramenta também estará disponível para uso em dispositivos móveis.

PREVISÕES – A ferramenta de BI da SEFAZ-SE também poderá ser usada para prever a arrecadação mensal de Sergipe. A noção aproximada do fluxo de caixa mensal dotará o governo de capacidade de planejar melhor o orçamento mensal. Análises avançadas e preditivas de informações são fundamentais para a gestão pública, que trabalha com planos plurianuais e precisa sempre estar revendo o planejamento para atender as demandas da população e os cenários instáveis da economia. “Usando algoritmos e métodos sofisticados de análise de série histórica de dados, nos primeiros testes que realizamos em outubro de 2016, conseguimos prever, com uma margem de erro de apenas 0,03%, quanto o governo arrecadaria. Para novembro e dezembro do ano passado, a diferença entre a previsão e o valor arrecadado ficou inferior a 2%”, comentou Fábio Ávila. De acordo com o diretor da Ávila Soluções, a adoção crescente da análise preditiva é uma tendência mundial. “Soluções de BI e análises preditivas estão mais acessíveis e estão se popularizando rápida e definitivamente, no setor público, colaborando para a profissionalizar a gestão, e na iniciativa privada”, concluiu.

Mais sobre: A Ávila Soluções oferece soluções completas em Tecnologia da Informação desde 1999. Tecnologias de Business Intelligence (BI), Banco de Dados e desenvolvimento de softwares e apps são os serviços oferecidos e que agregam valor aos negócios das empresas e instituições. Comprometida com as necessidades específicas de cada cliente, a Ávila atua de forma inovadora, ética, produtiva, com qualidade e compromisso com resultados.