A Importância do Jovem Aprendiz para o Mercado de Trabalho

Jovens com idades entre 14 e 18 anos podem aproveitar as oportunidades de trabalho do programa Jovem Aprendiz, oferecido por diversas empresas públicas e privadas em todo o Brasil. Algumas empresas, porém, contratam jovens até 24 anos.
O programa é ótimo para jovens em busca de primeiro emprego, principalmente os que buscam um curso de qualificação profissional para iniciar no mercado tendo não apenas experiência prática, mas também teórica.
Preparar futuros profissionais é a proposta desse programa que possui uma lei exclusiva (lei nº 10.097 de 2000) que garante a formação técnico-profissional e determina as características desse tipo de contratação.
A lei oferece garantias para ambos os lados, tanto para o jovem interessado em iniciar sua vida profissional, quanto para a empresa que irá contratá-lo oferecendo formação técnica, profissional e uma remuneração mensal.
Em contrapartida, o jovem se compromete com a empresa podendo se desenvolver como um profissional responsável que cumpre com suas tarefas tanto no curso profissionalizante que é oferecido, quanto nas atividades diárias na empresa.

Primeiro Emprego Para Jovens Brasileiros

Interessados em participar desses processos seletivos encontram vagas em empresas de diversos setores da economia. Essas instituições buscam no programa Jovem Aprendiz uma forma de renovar seu quadro de funcionários ao mesmo tempo que colaboram para o futuro desses adolescentes e jovens que poderão iniciar suas trajetórias profissionais aprendendo na prática e na teoria.
Através do Jovem Aprendiz muitos jovens de família de baixa renda passam a ajudar no orçamento de casa, pois o trabalho é remunerado. As empresas pagam um salário mensal e ainda oferecem um curso profissionalizante que pode ser realizado em instituições de ensino parceiras do programa.
Por falar em instituições parceiras, muitas ONGs se comprometem a selecionar os jovens e encaminhá-los para os processos seletivos abertos na cidade, dando prioridade para quem busca o primeiro emprego para ajudar a aumentar a renda de suas famílias.
No Jovem Aprendiz não é preciso ter experiência na área de atuação da empresa, pois o programa serve exatamente para ensinar o adolescente ou jovem a ter uma qualificação profissional. Através do que será ensinado na teoria e na prática, esse jovem começará a desenvolver seus talentos, colaborando com a empresa e aprendendo noções que farão muita diferença em seu futuro.
O primeiro emprego é importante para oferecer aos jovens a chance de iniciar sua carreira, podendo escolher empresas da área de seu interesse, ou ainda descobrir seus talentos e passar a dar um norte para a vida profissional.

Quem Deve Se Cadastrar no Jovem Aprendiz

Adolescente a partir dos 14 anos que querem participar do programa podem procurar por vagas para Jovem Aprendiz em diversas empresas, desde organizações públicas como o Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, até empresas privadas de pequeno, médio e grande porte.
Por ser um programa para menores, não é exigido escolaridade mínima nem cursos profissionalizantes, apenas que seja um jovem com interesse em aprender e desenvolver seus talentos.
Muitas vezes quem já terminou o ensino fundamental ou o ensino médio também pode participar, não é necessário estar na escola se o jovem não tiver mais idade escolar (acima de 18 anos).

O perfil de cada jovem aprendiz é definido pela empresa contratante, você pode conhecer alguns programas de jovem aprendiz acessando a categoria Jovem Aprendiz do site Vagas.Me.

Quem precisa iniciar na vida profissional e não encontra ofertas de emprego podem tentar uma das diversas oportunidades que o programa Jovem Aprendiz disponibiliza.
O melhor de tudo é que moradores de todas as regiões podem participar dos processos seletivos, pois as empresas de todas as cidades podem e devem contratar esses menores como forma de mostrar responsabilidade social.

Programa Jovem Aprendiz Com Inscrições Abertas

São diversas vagas disponíveis também em instituição sem fins lucrativos como é o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) que trabalha com o recrutamento e seleção de empresas em todo o país.
Para acompanhar os processos seletivos você pode seguir a categoria de Jovem Aprendiz do site Vagas, atualizado com informações referentes aos programas para que você possa acessar a área de cadastro e participar dos processos seletivos.
Algumas empresas disponibilizam as vagas em seus sites, onde o adolescente ou jovem interessado no primeiro emprego pode se cadastrar seus dados para ser chamado. Outras empresas contam com ONGs regionais que se responsabilizam a fazer a parte de contratação.
Não deixe essa chance de iniciar sua carreira em uma empresa que oferece um curso de qualificação e experiência profissional para adolescentes e jovens, encontre agora mesmo empresas ou instituições que estejam contratando aprendizes.
O contrato entre a empresa e o jovem aprendiz dura em torno de dois anos, após esse período a empresa pode encerrar o contrato com o aprendiz ou contratá-lo como funcionário. Algumas empresas oferecem essa possibilidade, outras não.

Empresas também lucram com essa contratação

Pela lei do Jovem Aprendiz, toda empresa de médio ou grande porte precisa contratar adolescentes e jovens, destinando de 5% a 15% das vagas da empresa para esse tipo de contrato.
Os aprendizes contratados devem trabalhar de 4 a 6 horas diárias, sem que a carga de trabalho interfira nos estudos.
E para empresas como hospitais e instituições financeiras que não podem contratar menores de 18 anos, a lei permite a contratação de jovens com até 24 anos para ocupar as vagas do programa Jovem Aprendiz.
A empresa que adere ao programa ganha muitas vantagens, podendo formar funcionários sem nenhuma experiência que atuarão segundo as normas da sua empresa, o que aumenta a produtividade e a padronização das atividades internas.
A responsabilidade social conta no quadro da empresa e a faz se destacar em seu segmento, outra vantagem que o empresário encontra por contratar aprendizes. E não é só isso, empresas que contratam jovens conseguem melhorar a renda de famílias, colaborando com a justiça social do país.
Ajude jovens da comunidade onde sua empresa está inserida a iniciarem uma carreira promissora, faça parte do programa Jovem Aprendiz, abrindo vagas técnico-profissional em sua empresa para contratar esse público que tem interesse em mostrar suas qualidades e desenvolver seus talentos.

Website: http://vagas.me/