A importância das proteínas na alimentação

Uma dieta sem proteínas é problema de saúde na certa. Isso porque a importância delas está bem além de formar nossa musculatura ou de fazer alguém ganhar massa. Dentre as funções das proteínas, também se encontram as estruturais, além de serem componentes obrigatórios em nosso sistema nervoso.
O corpo não tem a capacidade de produzir 20 aminoácidos essenciais (subunidades que compõe as proteínas), e, portanto, o único meio de se obtê-las é através de alimentação. Elas podem ser obtidas em vegetais e animais.
As proteínas animais estão concentradas principalmente nas carnes, sendo que as proteínas da carne de frango têm um valor biológico mais alto. Por esse motivo quem quer ganhar massa necessariamente incorpora a carne de frango na dieta. Já nos derivados, elas podem ser encontradas no leite, em queijos, ovos, etc.
A proteína do soro do leite inclusive é usada na produção de suplementos como o Whey Protein por terem um valor biológico muito alto. Já em vegetais, elas podem ser encontradas principalmente na soja.

A formação da proteína

Antes de entender quais são as funções das proteínas, é preciso entender como elas se formam. O processo de síntese é complicado e envolve muitas etapas complexas, então destacaremos aqui as principais.
Uma proteína parece uma corrente, onde cada nódulo é formado por um aminoácido. Para que eles se liguem, há ligações peptídicas fazendo essa ponte. A formação de uma proteína tem início ainda com a cadeia de DNA que passa por uma etapa denominada transcrição.
O DNA é formado por bases nitrogenadas, as famosas ATCG. Quando há uma combinação de três dessas letras, há a formação de um códon, que corresponde a um aminoácido.
Quando eles são formados, o RNA transportador tem a função de pegar os aminoácidos espalhados e formar sequências com 3 bases. Cada sequência irá formar uma nova corrente. A última etapa é a tradução. Essa corrente passa por dentro de uma organela chamada ribossomo, enquanto um RNA mensageiro está ligando os aminoácidos correspondentes a cada uma dessas trincas. Conforme a corrente sai, a proteína vai sendo produzida.

Qual e a importância delas?

As funções das proteínas estão bem além de fazer alguém ganhar massa. Dentre as várias funções, as mais importantes são:
• Reconstruir tecidos lesionados;
• Regenerar a musculatura;
• Realizar o transporte de substâncias em todo o organismo;
• Fonte de energia, embora não seja a melhor;
• Regula muitos hormônios;
• Compõe o citoesqueleto de várias células;
• Tem importante papel no sistema imunológico;
Você conhece muito bem um hormônio importante no nosso sistema. Trata-se da insulina, responsável por controlar as quantidades de glicose no sangue. Além de ela mesma ser uma proteína, a quantidade de insulina produzida também é controlada por proteínas. No fundo, quase tudo em nosso corpo é controlado por proteínas.
A contração muscular também só acontece por causa das proteínas (tipos específicos, chamadas actina e miosina). Então, seja para ganhar massa ou emagrecer, as funções das proteínas vão além disso. As pessoas ganham peso principalmente por causa dos picos de insulina no corpo. Se essa proteína fosse melhor controlada, não haveria a necessidade de fazer uma dieta para perder peso.

Porém, cuidado!

Mesmo que as funções das proteínas sejam as mais variadas e importantes, não queira ganhar massa a todo custo com elas. Evite ao máximo fazer dietas à base de proteínas somente.
Quando elas são quebradas (considerando que seja a única fonte de energia, pois não há carboidratos e nem gorduras suficientes), liberam no organismo amônia, que quando está em alta concentração é muito tóxica para o corpo.
Ela precisa ser muito bem diluída para ser excretada na urina. Se não for, pode causar sérios problemas renais. Ela passa por um processo de conversão, virando uréia, que irá parar na urina. Caso ela não seja bem diluída, os rins triplicarão seu trabalho tentando filtrar os líquidos. E com o passar dos anos, poderão começar a falhar.
Não só os rins, mas o fígado também é afetado nesse processo. E como o corpo é uma máquina perfeita, no fim das contas vários sistemas acabam sendo afetados. Por isso, de modo geral, as funções das proteínas são estabelecer o equilíbrio no organismo.
O segredo é nunca exagerar em nada. Se alimente com parcimônia, de modo equilibrado, e sempre pratique exercícios físicos. Dificilmente você terá algum problema no futuro.
Website: http://www.newnutrition.com.br