51% dos consumidores online fizeram compras internacionais em 2016

Segundo pesquisa Paypal/IPSOS, do universo de brasileiros que fazem compras online, 51% realizou alguma compra internacional nos últimos 12 meses. Ao comprar, muitos nem sabem, por exemplo, sobre os prazos de liberação do pacote e nesse caso a falta de atendimento em português dos sites internacionais dificulta o acompanhamento. Sem atendimento em português, quando o pacote é perdido pelos Correios é comum que o consumidor perda o valor pago na compra.

Embora o brasileiro tenha sido atraído pelos preços desses sites, o economista Anderson Santos, da Universidade Federal de Santa Catarina, alerta que na realidade pode haver uma grande diferença entre o valor visualizado no site no momento da compra e o valor que chega na fatura do consumidor, isso porque além do valor que aparece no site deve-se computar 6,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e também o fato que as operadoras de cartão de crédito aplicam a cotação do Dólar comercial mais uma taxa, que pode chegar a 8% dependendo do cartão. Além disso, há o próprio risco cambial com a volatilidade da moeda americana.

Quem comprou um produto de US$ 100,00 em 16 de abril e esperava pagar R$ 308,00 pagará, na cotação de hoje, incluindo o IOF e taxas, aproximadamente R$ 389,00. São R$ 81,00 que o consumidor não esperava gastar, isso é quase 25% do valor da compra original. E isso se não houver taxa na chegada ao Brasil, que pode chegar a 60% do valor da compra, nesse caso o valor sairia R$ 618,00, o dobro, ressalta Anderson.

Nos sites brasileiros de produtos internacionais o consumidor pode evitar surpresas. Nelson Agudelo, do site de moda masculina CamisetasImportadas.com , explica, por exemplo, que o preço no site é garantido do início ao final da compra: todos os nossos preços são já em Reais, o cliente pode pagar com cartão de crédito do Brasil e parcelar em até 12x. Além disso, se houver taxa o serviço credita o valor na conta do cliente no site, para uma nova compra. Essa segurança é muito valorizada pelo cliente, explica Nelson. E isso não sai mais caro:

A gente consegue negociar preços melhores e ter fornecedores mais comprometidos com a qualidade. Temos várias camisas sociais que vemos nos shoppings por R$ 150,00 ou até R$ 200,00 em nosso site estão R$ 69,00 ou R$ 79,00, ressalta Nelson. (veja o site)
Falta de atendimento em português

Outro diferencial importante que Nelson destaca é o atendimento em português:

A gente tem uma linha grande de moda masculina, com muita variedade, mas o que mais cativa o cliente é poder ser atendido e ter o acompanhamento do pedido com e-mails reais, de alguém que fala sua língua, além de não ter surpresa no valor da compra, é claro.

Atenção para o envio

Ao selecionar a forma de envio o consumidor pode optar por vários tipos de códigos de rastreio, o que as vezes confunde muito. Há alguns códigos que não podem ser acompanhados nos Correios do Brasil, nesse caso não haverá como fazer um acompanhamento da entrega da encomenda, e nem mesmo reclamar aos Correios em caso de perda ou extravio.

Os Correios esclarecem que todas encomendas que chegam do exterior passam por raio-x onde é feita a triagem para fiscalização da Receita e outros órgãos competentes, como Anvisa e Exército, para verificação de conteúdo e/ou aplicação de tributos de importação, de acordo com a legislação vigente.

Dicas para comprar

– Para evitar surpresas na cotação do Dólar, com IOF e taxas do cartão prefira sites em Reais.

– Sites brasileiros tem atendimento em português, isso é um diferencial para poder acompanhar a compra.

– Garanta sempre que sua compra tenha código de rastreio, essa será a única forma de poder acompanhar o pedido.

Sites

Rastreamento Correios: , camisas sociais, casuais e moda masculina: !link https://www.camisetasimportadas.com/