5 Práticas para melhorar o dia a dia do profissional de Comércio Exterior

Ser um profissional de comércio exterior não é lá uma tarefa muito fácil. É preciso saber lidar com números para gerenciar os impostos, taxas, custos e outros detalhes deste universo. Além disso, ser uma pessoa de fácil relacionamento e comunicação também é importante, pois a todo tempo o profissional de importação e exportação estará em contato com colaboradores de outras empresas, clientes e até mesmo autoridades estrangeiras, por exemplo.

Por ser um setor tão complexo e vasto, os profissionais que trabalham com comércio exterior precisam também ter uma capacidade de atuação maior e compreender mais do que somente sua área específica ou a parte preferida de seu trabalho. Para ser um bom profissional é preciso uma visão mais ampla que contemple todas as etapas do processo, do começo ao fim.

Mas, como alcançar isso? Existem algumas práticas que podem ter um impacto positivo em qualquer carreira de comércio exterior e melhorar o dia a dia dos profissionais envolvidos, tanto na esfera empresarial, quanto na esfera pessoal de suas vidas. Conheça algumas dessas práticas reunidas pela empresa e.Mix.

Valorizar as relações dentro da empresa
Ter um bom relacionamento com todos os colaboradores, sejam eles seus subordinados ou seus superiores é de vital importância para a “saúde interna” da empresa. Criar um senso de equipe e união é um desafio, mas se alcançado pode melhorar e muito o dia a dia dos profissionais da importação e exportação. Boas maneiras e educação são essenciais, e muitas vezes um “bom dia” sincero e sorridente pode fazer a diferença.

Valorizar as relações fora da empresa
Outro fator importante e que tem um impacto muito grande no dia a dia dos profissionais de comércio exterior é a forma como a relação com clientes, fornecedores, prestadores de serviço e autoridades é construída. Procurar sempre entender as necessidades e expectativas deles, procurando ter uma relação mais próxima, é uma maneira de realizar melhorias internas na sua empresa e em seu trabalho. Esteja sempre aberto a críticas construtivas e tente sempre enxergar o processo como um todo.

Estar bem informado acerca do mercado
Estar atualizado sobre as práticas de outras empresas, quais softwares para comércio exterior utilizados, cotações de moedas, expectativas de crescimento para a economia e outros fatores que influenciam a maré da importação e exportação é fundamental para que os profissionais tomem as decisões corretas em seu dia a dia. E a internet está aí para facilitar o acesso a essas informações: leia blogs especializados, sites de notícia, filtre o conhecimento e aplique à sua situação.

Conhecer as leis
Talvez esse seja o tópico mais importante pela gravidade das sanções e multas aplicadas nas empresas que por algum motivo acabam por descumprir as normas e regras existentes. Essas multas são pesadas e podem dificultar a competitividade das empresas dentro do mercado, por isso saber exatamente as leis sobre estocagem, transporte, classificação e impostos, por exemplo, deixa o dia a dia dos colaboradores mais tranquilo. É de extrema importância que esses profissionais estejam sempre atualizados com as mudanças na legislação.

Implementar a automação
Softwares para comércio exterior e gerenciamento de processos estão se tornando cada vez mais comuns na importação e exportação. Tal fato apenas acontece porque a automação gera resultados incríveis no dia a dia dos profissionais de comércio exterior, melhorando a realização das tarefas, a gestão e controle dos processos, impactando de forma positiva a produtividade dos colaboradores e proporcionando maior qualidade de vida para os colaboradores.

Além disso, a automação contribui para uma maior segurança de dados dentro das empresas, proporcionando uma base mais confiável para os profissionais trabalharem com maior assertividade.

Para a automação funcionar de fato em seu dia a dia é necessário escolher a dedo os softwares para comércio exterior. A e.Mix possui as melhores alternativas para programas de gerenciamento de processos em importação e exportação. Conheça e melhore seu dia a dia desde já!
Website: http://www.emix.com.br