47% das empresas investem em marketing digital há menos de 1 ano, segundo dados

A pesquisa foi realizada pela Nova Escola de Marketing, com 1.024 empresas e apontou que a dificuldade das instituições é saber quais são as melhores estratégias de divulgação que podem ser utilizadas para divulgar negócios na internet. 56,4% das organizações investem de 10% a 20% do orçamento de marketing em canais digitais.

Os dados mostram que o investimento na produção de conteúdo para melhorar o posicionamento orgânico no Google foi considerado como a estratégia que mais trouxe resultados por 34,2% das organizações, enquanto a gestão de redes sociais ficou com a segunda posição, com 23,8%.

Quanto aos canais de anúncios, o Facebook Ads foi considerado como o mais eficiente em 18% dos negócios e o Google Ads, em 16%.

O investimento em marketing digital ainda é novidade para a maioria das corporações. O estudo aponta que 47,6% dessas empresas fazem uso da estratégia somente há um ano, 20,4% de dois a quatro anos, e 13,2% investem na divulgação pela internet por um período de um a três anos.

Apesar de as pessoas estarem comprando com mais frequência pela internet, muitas empresas, até o momento, não estão preparadas para essa nova tendência, o que tem impactado na garantia de espaço no mercado.

Falta de investimento em marketing digital pode impactar no crescimento de seu negócio

Não investir em marketing digital pode dificultar as empresas de alcançarem, com mais intensidade, a divulgação na internet. De acordo com dados levantados, 57,3% das empresas acreditam que esse tipo de atitudes é responsável por 10% a 20% das vendas, enquanto para 13,1% das organizações, o número vai de 20% a 30%. O marketing digital se faz primordial para cerca de 18% das companhias.

Outro fator que deve ser considerado é a falta de formação dos colaboradores na área: 17,7% das empresas não conta com profissionais qualificados em marketing digital. 63,9% trabalham com equipes de três pessoas e as demais contam com um número ainda maior de colaboradores que atuam nessa área.

Organizações que contam com equipes reduzidas preferem contratar empresas terceirizadas para a realização da atividade: 77,2% investem na contratação de especialistas para a criação de sites; 10,3% fazem uso de serviços terceirizados para a gestão de redes sociais; e 5,9% contratam empresas para produção de conteúdos.

Muitas empresas acompanham a nova estratégia do marketing digital, mas ainda não têm noção da finalidade de cada ferramenta. Quanto ao acompanhamento das métricas, somente 18% confirmaram seguir com frequência os resultados.

No entanto, para 60,8% das empresas, o marketing digital tem como finalidade contribuir para o aumento de suas vendas, ou seja, fazer com que avance cada vez mais, e 22,3% investem na exposição da marca. Apesar de ser de suma importância para as organizações, algumas empresas estão com dificuldades para se beneficiar com o marketing digital.

Quanto ao investimento para 2019, 52,9% das instituições pensam em aumentar o valor investido em marketing digital em 10% a 20%, enquanto 27,5% têm a pretensão de investir mais de 30% na estratégia.

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