CSN é destaque de siderurgia e metalurgia

Com maior lucro em disparado, empresa é destaque pelo quinto ano consecutivo

São Paulo – A CSN, eleita a melhor empresa de siderurgia e metalurgia de Melhores e Maiores de 2012 deste ano, não foi a companhia de maior faturamento do setor – com 6 bilhões de dólares, ficou em segundo lugar atrás da ArcelorMittal, cuja receita chegou a 7,3 bilhões de dólares. Ainda sim, o lucro registrado pela empresa foi de longe maior que o da Arcelor e todas as outras concorrentes: 1,3 bilhão de dólares. É a quinta vez consecutiva que a CSN é eleita a melhor do segmento.

Nesse quesito, a CSN foi seguida pela Gerdau, ainda que essa tenha apresentando um lucro bem inferior, de 241,8 milhões de dólares. A ArcelorMittal teve um resultado ainda mais baixo, de 85,1 milhões de dólares. Além do lucro maior, a CSN ainda obteve 22% de margem de vendas – porcentagem também só apresentada pela concorrente gaúcha.

A companhia se destacou pela venda de minério de ferro, commodity que teve o preço reajustado para 175 dólares por tonelada, e pela maneira com que conseguiu fazer com que a comercialização se tornasse mais rentável. Melhorias em logística e autossuficiência em energia contribuíram para que a empresa apresentasse uma rentabilidade 24% maior no ano.