Conselho do BNP Paribas se reunirá para substituir chairman

Conselho deve se reunir na sexta-feira para substituir o homem que ficou no centro de sua estratégia por mais de uma década

Paris – O presidente do Conselho de Administração do BNP Paribas, Baudouin Prot, sairá do banco e o Conselho deve se reunir na sexta-feira para substituir o homem que ficou no centro de sua estratégia por mais de uma década, disseram duas fontes próximas à situação.

Uma fonte disse que Jean Lemierre, consultor do banco desde 2008 e importante negociador na multa de 8,9 bilhões de dólares que o banco pagou este ano por violar sanções dos Estados Unidos, é um sucessor em potencial.

“Foi uma decisão pessoal”, disse uma segunda fonte sobre a decisão de Prot, confirmando notícias na mídia. “Após mais de 30 anos com o banco, ele quer se afastar.”

O mandato de Prot como presidente do Conselho foi renovado este ano e deveria vencer em 2017.

Ele ingressou no banco em 1983 e se tornou chairman em 2011, ajudando a planejar aquisições como a do Paribas em 1999, do italiano BNL em 2006 e do belga Fortis em 2009 – moldando o que hoje é o maior banco listado da França.

Prot é o segundo executivo sênior a deixar o banco desde que o caso de violação de sanções veio à luz mais cedo neste ano.

O banco anunciou a aposentadoria do vice-presidente operacional Georges Chodron de Courcel em meados de junho.