Conheça a pesquisa Executivos do Brasil, elaborada por EXAME

Trabalho entrevistou mais de 500 profissionais dos três primeiros escalões das empresas

Os profissionais que comandam as empresas brasileiras são, em sua maioria, homens, casados, com filhos e com idade média de 41 anos. Os executivos brasileiros são fortemente identificados com os valores da companhia em que atuam, o que os estimula a buscar novos desafios, apesar de admitirem que a pesada carga horária de trabalho não lhes permite conviver com a família como desejariam.

A pesquisa exclusiva de EXAME entrevistou mais de 500 executivos brasileiros do primeiro, segundo e terceiro escalões das empresas. Apesar de 78% deles serem homens, a presença das mulheres em postos de comando está crescendo. Outra boa notícia para as mulheres é que, quanto mais baixa é a faixa etária, maior é a presença feminina nos cargos gerenciais. Entre os executivos de 65 ou mais anos, apenas 6% são mulheres. Já entre os profissionais que têm de 25 a 34 anos, 33% dos postos de gerência são ocupados por elas.

Quanto ao futuro, os mais velhos desejam mais autonomia, seja como consultor, seja abrindo seu próprio negócio. Já os mais jovens alimentam planos de se desenvolver na carreira e crescer na companhia em que estão.