Conheça a cultura gerencial de vários países

Nos últimos anos, os consultores da Thomas International, multinacional inglesa de recursos humanos, analisaram o perfil psicológico de mais de 4 milhões de profissionais no mundo todo. A partir desse banco de dados, eles fizeram uma pesquisa sobre a cultura gerencial de diversos países. Algumas conclusões:

Reino Unido – Os executivos do Reino Unidos se caracterizam pela habilidade de lidar de forma positiva e direta em ambientes competitivos. São firmes, orientados para resultados e exigentes, mas não deixam de se importar com as pessoas. São também ágeis e persuasivos.

Estados Unidos – Os americanos são rápidos diante de desafios, flexíveis e versáteis em negociações. Resultado é o que mais os motiva.

Brasil – O executivo brasileiro, de uma forma geral, é determinado em suas relações, arrojado e flexível. Assume riscos e consegue se adaptar a situações inesperadas. É um bom negociador e sabe motivar. Também mostra confiança na maioria de suas relações.

Alemanha – Os alemães têm um perfil semelhante ao dos americanos -são firmes, diretos e competitivos. Por outro lado, não possuem muita habilidade para lidar com pessoas em situações de conflito. A rigidez em relação a normas e procedimentos pode atrapalhar o executivo alemão.

Malásia – Os profissionais de destaque no país são ponderados e buscam o embasamento técnico para tomar decisões. São cautelosos e procuram agir de forma lógica. Para eles, referências, operações e procedimentos padronizados servem de motivação. Evitam problemas e conflitos.

Dinamarca – O executivo dinamarquês prefere trabalhar num ambiente estruturado, é cauteloso e diplomático. Trata-se de um bom ouvinte: seu estilo de comunicação é mais voltado para questionamentos do que para a exposição de suas idéias. Prefere administrar uma situação a tomar decisões agressivas ou impopulares.

Índia – O indiano procura buscar a adesão dos outros, apesar de relutar em mudar sua própria opinião. É também ponderado e diplomático. É organizado, um bom ouvinte e gentil no trato com as pessoas.