Chery convoca oficialmente recall nos freios do S-18

Chamado será anunciado na mídia; veículos já teriam sido reparados

São Paulo – A Chery Brasil informou nesta sexta-feira, 2 de março, que vai iniciar uma campanha do recall do S-18 nos principais meios de comunicação, incluindo mídias impressa, televisiva e radiofônica, a partir da próxima segunda-feira, 5 de março.

O recall consiste na troca do pedal de freio, que, segundo a empresa, “pode sofrer deslocamento para a esquerda” se for submetido à força ou pressão fora do usual. O defeito no pedal foi descoberto por QUATRO RODAS durante um teste realizado com o veículo no mês de janeiro, cujos resultados foram publicados na edição de fevereiro.

Durante a realização do teste de frenagem – que é padronizado para todos os veículos avaliados e realizados em pista fechada -, a haste do pedal cedeu à pressão aplicada e entortou. Vale ressaltar que o mesmo problema já tinha acontecido com a unidade avaliada em junho de 2011, quando o S-18 foi trazido para a homologação no Brasil.

Logo após a segunda ocorrência, a montadora declarou que um lote de S-18 foi encomendado depois do anúncio da nova política de tributação de IPI. Entretanto, por equívoco do fornecedor chinês, os pedais dos carros deste lote vieram sem as alterações determinadas pela engenharia da montadora após o primeiro registro de defeito no pedal, que incluíam um reforço na haste e uma nova fixação em “L”.

“Tomamos conhecimento do problema pela QUATRO RODAS e já fizemos um pedido em caráter de emergência de peças com as novas especificações”, afirmou, na ocasião, Luis Curi, presidente da marca no Brasil.

A Chery afirma que “todos os 52 proprietários que adquiriram o modelo desde o início de sua comercialização, em janeiro de 2012, foram contatados e já compareceram a uma das concessionárias da marca para inspeção dos veículos e troca do conjunto de mecanismo de acionamento dos pedais”.