CEO da Volvo Car é substituído após sofrer AVC

Stefan Jacoby concordou em abrir mão do cargo de presidente da montadora, Håkan Samuelsson assume o posto em seu lugar

São Paulo – O conselho de administração da Volvo Car nomeou Håkan Samuelsson para assumir o cargo de CEO da montadora no lugar de Stefan Jacoby – que concordou abrir mão do cargo de maneira amigável, afirmou a companhia, em nota, nesta sexta-feira.

Em setembro, Jacoby havia anunciado que se afastaria do cargo após sofrer um acidente vascular cerebral. Ele afirmou que apesar de leve, o AVC tinha comprometido os movimentos de sua perna e braço direitos.

“Vou me concentrar em repouso e em exercício, a fim de voltar ao trabalho o mais rápido possível”, disse o ex-CEO da Volvo, em comunicado.

Segundo a companhia, Jacoby teve uma contribuição valiosa e forte para o desenvolvimento da estratégia da Volvo, principalmente durante os dois primeiros anos após a aquisição da Volvo Car Group pela chinesa Zhejiang Geely Holding.

O novo CEO da companhia tem 35 anos de experiência em posições de liderança na indústria automotiva. Ele já ocupou o cargo de CEO da MAN, entre 2005 e 2009. Desde 2010, ele era membro independente do conselho de administração do grupo Volvo Car.

“Vejo grandes oportunidades para a Volvo Cars melhorar a rentabilidade e acelerar o seu plano de crescimento na China, especificamente. Estou convencido de que a experiência completa de Samuelsson vai nos ajudar a aumentar o desempenho da empresa”, afirmou Li Shufu, acionista majoritário da montadora, em nota.