Celesc aumentará em 537% capacidade de hidrelétrica

Empresa recebeu licença para ampliar a potência instalada na PHC Salto

São Paulo – A Celesc Geração, subsidiária da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), recebeu licença ambiental prévia da Fatma (Fundação do Meio Ambiente) para ampliar a potência instalada na Pequena Central Hidrelétrica (PHC) Salto.

De 6,28 MW, ela passará a ter capacidade geradora de 40 MW. Para isso, serão adicionadas três unidades geradoras. Atualmente, o empreendimento possui quatro delas ao longo do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau.

Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a inserção causará um aumento de 537% na capacidade produção de energia elétrica da hidrelétrica. A empresa acredita que operação representará uma ampliação de 42% na potência instalada total da Celesc Geração.

Em março, a companhia também recebeu uma licença para ampliar a produção de 5,8 MW para 12,6 MW da PHC Celso Ramos. A hidrelétrica é localizada no município de Faxinal dos Guedes, na região oeste de Santa Catarina.

As ampliações fazem parte do plano da empresa divulgado em dezembro do ano passado para duplicar a geração de energia até 2015. A previsão é chegar aos 201,21 MW em cinco anos.