Carrefour antecipa posse de seu novo presidente

Georges Plassat já assumiu como novo presidente e executivo-chefe, antecipando a transição de poder na companhia em um mês

Paris – A varejista francesa Carrefour anunciou nesta quinta-feira que Georges Plassat já assumiu como novo presidente e executivo-chefe, antecipando a transição de poder na companhia em um mês. Ele substitui Lars Olofsson, que se aposentou. A mudança foi anunciada em janeiro e estava programada para colocada em prática na reunião dos acionistas, marcada para 18 de junho.

Os desafios para Plassat são grandes. Ele terá de encontrar estratégias para renovar os hipermercados da rede na Europa, China e no Brasil. As vendas do Carrefour, segunda maior rede de mercados do mundo têm caído nos últimos meses com os consumidores comprando menos em meio à crise e ao crescente desemprego na Europa, somados à alta inflação na China.

Em comunicado, o Carrefour disse que Olofsson “considerou que todas as condições necessárias foram cumpridas para diminuir o período de transição”. Seu mandato foi marcado por alertas de queda nos lucros, mudanças corporativas, um fracassado projeto de fusão e uma forte redução no valor das ações da companhia. Por volta das 9h20 (pelo horário de Brasília) as ações do Carrefour caíam 0,14% na Bolsa de Paris. As informações são da Dow Jones.