Carlyle compra unidade da DuPont por US$ 4,9 bilhões

Fundo de investimento, dono da CVC e da Ri Happy no Brasil, adquiriu braço de tintas automotivas da companhia americana

São Paulo – O fundo de private equity Carlyle anunciou, nesta quinta-feira, a compra da unidade de tintas para automóveis da DuPont, companhia americana do setor químico, por 4,9 bilhões de dólares. O pagamento será feito à vista pelo fundo.

O unidade de negócio da DuPont figura entre as  maiores fornecedoras de tintas de automóveis do mundo. Em 2011, a companhia somou vendas de 4,3 bilhões de dólares e nos seis primeiro meses deste ano, a receita já superou a cifra de 2 bilhões de dólares.

O negócio de tintas automotivas opera 19 plantas distribuídas em diferentes continentes do mundo e emprega mais de 11.000 funcionários.

A aquisição é a terceira anunciada pelo Carlyle em menos de dois meses com valor bilionário. No mês passado, o fundo comprou uma unidade da United Technologies por 3,5 bilhões de dólares e concordou em pagar 3,3 bilhões de dólares pelo Getty Images, banco de imagens.

No Brasil, o fundo de private equity é dono da empresa de pacotes de viagens CVC e da Ri Happy, varejista de brinquedos.