Cargill faz recall de perus nos Estados Unidos

Empresa recolheu mais de 16 milhões de quilos de carne de peru, após casos de contaminação por salmonela

São Paulo – A Cargill anunciou um recall de 16,3 milhões de quilos de carne de peru moída nos Estados Unidos, contaminada pela bactéria salmonela. A ingestão da carne contaminada causou a morte de uma pessoa na Califórnia. Outras 76 adoeceram.

Segundo a imprensa americana, a variedade da salmonela que atacou os perus é a Heidelberg, mais resistente aos antibióticos usados na criação da ave.

A Cargill informou que suspendeu a produção na planta de Arkansas, onde o surgiu o foco de contaminação. A empresa está investigando a origem do problema.

Em uma nota à imprensa, o presidente da operação de processamento de perus da Cargill, Steve Willardsen, lamentou o episódio, e pediu desculpas às pessoas que adoeceram por consumir a carne contaminada.

Os primeiros casos de adoecimento devido à contaminação surgiram no início de março. As autoridades sanitárias americanas afirmaram que o número de doentes ainda deve crescer, pois a bactéria pode ficar incubada por algum tempo, antes que os sintomas se manifestem.

A infecção por salmonela pode causar febre e diarreia. Em casos graves, a contaminação atinge o sistema circulatório da pessoa.