Cade aprova compra do Fundo Constantinopla pela Triunfo

O Cade aprovou sem restrições a aquisição de 100% das cotas do fundo

Brasília – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição, pela Triunfo Participações e Investimentos, de 100% das cotas do Fundo de Investimento em Participações Constantinopla, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 29.

Entre os ativos pertencentes ao FIP Constantinopla, que serão adquiridos pela Triunfo no negócio, há fatia de 50,1% do Consórcio Novo Oriente, que venceu o leilão para operar e manter a Usina Hidrelétrica de Três Irmãos em 28 de março deste ano. Os outros 49,9% do Consórcio pertencem a Furnas.

Com a operação, a Triunfo assume também termo de compromisso firmado entre FIP Constantinopla e Furnas para participação do ‘Consórcio nos Leilões’ e para a constituição de Sociedades de Propósito Específico para exploração de empreendimentos, além da participação acionária do Fundo na CSE – Centro de Soluções Estratégicas (50,1%), empresa pré-operacional que prestará serviços para usinas de geração.

“A proposta está em linha com a atuação que a Triunfo tem no segmento de energia elétrica, em que já opera duas usinas hidrelétricas”, afirmou a empresa em comunicado feito ao mercado em junho.

Para os vendedores do Constantinopla, a operação “trata-se de um desinvestimento no sentido de realizar ganho de capital”.