Burger King desiste das suas batatas com pouca gordura

As Satisfries não serão mais vendidas na maioria das lanchonetes da rede após quase um ano de fracasso nas vendas

Chicago – As batatas fritas com baixo teor de gordura não serão mais vendidas na maioria das lanchonetes Burger King.

Cerca de dois terços das lanchonetes da Burger King Worldwide nos EUA e no Canadá deixarão de vender as batatas, chamadas de Satisfries, que foram lançadas há menos de um ano.

No entanto, 2.500 filiais continuarão a oferecê-las como item permanente do cardápio, disse a empresa com sede em Miami em comunicado enviado por e-mail.

Quando essas batatas começaram a ser vendidas, Burger King disse que os clientes decidiriam por quanto tempo elas permaneceriam no cardápio.

Essas batatas fritas, que absorvem menos óleo, foram vendidas para mais de 100 milhões de pessoas, disse a empresa.

“No começo desta semana as franquias da América do Norte puderam escolher se continuariam oferecendo as Satisfries nos mercados onde esse revolucionário produto continua tendo um bom desempenho”, disse a empresa Burger King.

A rede Burger King lançou as batas fritas com baixo teor de gordura em setembro como uma maneira de impulsionar sua imagem de saudável e atrair adeptos da nutrição consciente.

Uma pequena caixa das batatinhas onduladas crinkle tem 270 calorias, 11 gramas de gordura e 300 miligramas de sódio. As batatas fritas comuns têm 340 calorias, 15 gramas de gordura e 480 miligramas de sódio.

As empresas de comida rápida vêm competindo para atrair os norte-americanos com novas ofertas e itens com desconto.

Em junho, a Wendy’s relançou os pretzels e a McDonald’s apresentou recentemente um hambúrguer com pimenta-jalapenho que custa US$ 2.

A Burger King Worldwide disse nesta semana que voltaria a vender frango empanado frito depois que os clientes recorreram ao Twitter e ao Facebook para solicitá-lo.

Uma caixa com nove unidades tem 290 calorias, 17 gramas de gordura e 780 miligramas de sódio.

Venda difícil

Nem sempre é fácil vender um cardápio saudável nas lanchonetes de comida rápida. No McDonald’s, as saladas equivalem a entre 2 por cento e 3 por cento das vendas nos EUA, disse o CEO Don Thompson, no ano passado. 

fEsses itens não são um motor de crescimento para a rede que anunciava hambúrgueres recentemente, disse ele.

Itens saudáveis nas lanchonetes de comida rápida tendem a atrair um “público muito reduzido”, pois os clientes não costumam ir a esses lugares em busca desse tipo de alimentos, disse Bob Goldin, vice-presidente executivo da empresa de pesquisa Technomic, com sede em Chicago.

“As batas fritas são um deleite, assim como o sorvete”, disse Goldin em uma entrevista. “Você não come batatinhas se você está pensando na sua dieta”.

No começo deste mês, a rede Burger King registrou uma queda de 6,1 por cento na receita, para US$ 261,2 milhões, no segundo trimestre.

As vendas comparáveis nos EUA e no Canadá aumentaram 0,4 por cento. A empresa vem tentando lançar menos itens novos para que sua cozinha seja mais ágil e menos complexa.

A Burger King Worldwide tem aproximadamente 7.370 lanchonetes na América do Norte.