BSkyB faz acordo bilionário por aquisições na Europa

Companhia britânica fechou um acordo para comprar a Sky Italia e a maior parte da Sky Deutschland por US$ 9,09 bilhões

Londres – A British Sky Broadcasting Group anunciou um acordo para comprar a Sky Italia e a maior parte da Sky Deutschland AG da 21st Century Fox por aproximadamente 5,35 bilhões de libras (US$ 9,09 bilhões).

A BSkyB comprará a participação de 100% da Fox na italiana por 2,45 bilhões de libras, sendo que 2,07 bilhões de libras serão pagos em caixa. A britânica também irá transferir a fatia de 21% nos canais da National Geographic para a Fox, ao valor de 380 milhões de libras.

Ao mesmo tempo, a BSkyB comprará os 57,4% de participação na empresa alemã detida pela 21st Century Fox. Por essa fatia, a britânica pagará 2,9 bilhões de libras em caixa, avaliando a Sky Deutschland a 6,75 euros por ação. A BSkyB também ofereceu 6,75 euros por ação para os acionistas minoritários da companhia, de modo a obter o controle total.

As operações ainda estão sujeitas a aprovações regulatórias e ao aval dos acionistas, sendo que o preço pode ser um impedimento para os acionistas dos dois lados. A Fox é o maior acionista individual da BSkyB, com uma participação de 39,1%.

Há pouco, as ações da BSkyB caíam 2,65% na Bolsa de Londres, enquanto as da Sky Deutschland valorizavam 1,30% na Bolsa de Frankfurt, para 6,76 euros e, portanto, acima do preço de oferta da BSkyB.