British American Tobacco comprará empresa croata

Conforme o consumo de tabaco declina em muitos mercados ocidentais, as empresas de cigarros estão buscando expandir-se em novos mercados

Londres – A British American Tobacco fechou a compra da fabricante de cigarros TDR da croata Adris Grupa por 550 milhões de euros para aumentar sua escala na Croácia, Bósnia e na Sérvia.

Conforme o consumo de tabaco declina em muitos mercados ocidentais, as empresas de cigarros estão buscando expandir-se em novos mercados ou operações de consolidação para reduzir custos e elevar os lucros.

A British American, segunda maior fabricante internacional de cigarros do mundo, também fez uma oferta recentemente para fechar o capital da Souza Cruz, maior empresa do setor no Brasil.

A Adris, que também opera nos setores de turismo e seguros, disse em setembro que pode buscar um sócio para sua unidade de cigarros, uma vez que a crescente competição global tem afetado seu negócio.

A Adris disse que a BAT assumiu a obrigação de preservar por ao menos cinco anos a produção de tabaco na península Ístria, no norte do mar Adriático, ou de garantir 50 milhões de euros adicionais no caso de fechamento antecipado da fábrica em Kanfanar.