Brasil Foods Sadia é a Melhor do Agronegócio de Melhores e Maiores

Abatida por perdas bilionárias com derivativos em 2008, a Sadia dá a volta por cima e se destaca no setor

São Paulo – A Brasil Foods Sadia é a Melhor Empresa do Agronegócio de 2012 da edição especial de Melhores e Maiores de EXAME. A cerimônia ocorreu no Clube Monte Líbano, nesta quarta-feira, em São Paulo.

O destaque marca a reviravolta da Sadia, que quase foi riscada do mundo dos negócios em 2008, quando registrou perdas bilionárias com operações de derivativos. Após assinar a fusão com sua então maior rival Perdigão, em maio de 2009, os antigos controladores da Sadia ficaram com apenas 30% da nova empresa – a Brasil Foods, depois abreviada para Brasil Foods.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) demorou dois anos e dois meses para aprovar o negócio – contrariando as expectativas dos envolvidos, de que bastariam um ano e meio para o sinal verde do órgão. Quando ele chegou, carregava uma série de restrições.

Enquanto isso, a Sadia se reestruturou, superou as perdas, consolidou sua marca e deve ser totalmente incorporada à Brasil Foods até o final do ano, se o cronograma for mantido. No ano passado, a Brasil Foods registrou um faturamento líquido de 26 bilhões de reais.

No ranking geral de Melhores e Maiores, a Brasil Foods ocupa a 25ª posição.