BRF focará expansão em lácteos, afirma presidente

Em 2010, setor foi o único da companhia que não apresentou resultado positivo

São Paulo – O presidente da BRF Brasil Foods, Jose Antonio Fay, afirmou hoje que a empresa está centrando esforços para o crescimento de sua unidade de lácteos, incluindo aquisições de empresas do setor. “Estamos reprojetando esse negócio e temos um plano de crescimento da unidade de três anos, inclusive com aquisições. No ano passado, lácteos foi o único negócio da companhia que não apresentou resultado positivo. Já em 2009, desempenhou bem. O objetivo é tirar a volatilidade que o negócio está trazendo à companhia”, afirmou Fay, em entrevista à imprensa.

O executivo disse que as aquisições nesse segmento não seriam de marcas. “Não vemos marcas interessantes no País”, afirmou, ressaltando que o plano de crescimento visa a incorporar à unidade de lácteos o que a empresa “tem de bom” no segmento de carnes.

Questionado se essa decisão da empresa seria por conta do movimento dos concorrentes, como a criação da LBR – Lácteos Brasil -, Fay foi enfático. “Não somos seguidores de mercado, temos nossas próprias estratégias. O que houve foi problema de execução de nossos projetos e agora queremos acertar”, declarou. “Somos a única companhia do País que atua nas quatro categorias (leite em pó, queijo, UHT e iogurtes), o que nos traz algumas dificuldades e benefícios também”, completou.

Fay ainda comentou sobre as aquisições no exterior que a empresa pretende fazer ainda neste ano na área de carnes. “Essas compras seriam na área de processados, tanto de marcas quanto de empresas, principalmente em países emergentes”, disse.