BRF fecha parceria com Indofood e chega à Indonésia

Operação marca entrada da empresa brasileira no país e faz parte da estratégia da companhia de crescer no mercado internacional

São Paulo – A BRF já havia sinalizado que pretendia expandir suas operações internacionais nos próximos anos e anunciou, nesta sexta-feira, uma parceria com a PT Indofood Suskes Makmur Tbk, uma das maiores empresas do setor de alimento da Indonésia.

Segundo comunicado, o acordo tem por objetivo explorar o negócio de aves e alimentos processados na Indonésia e marca também a entrada da BRF na região.

Cada empresa terá participação de 50% no negócio e irá investir cerca de 200 milhões de dólares nos próximos três anos na operação.

“A BRF contribuirá com o seu conhecimento na indústria de processamento de alimentos à base de proteínas e a Indofood com seu acesso ao mercado na Indonésia e sua extensa rede de distribuição”, disse a empresa em comunicado.

Ainda de acordo com a BRF, a parceria passará também pelo cumprimento de condições que serão estabelecidas nos contratos definitivos.

Planos para Ásia

Na última semana, a BRF havia afirmado, em um encontro com jornalistas, que planeja crescer no mercado asiático a partir de 2015. A ideia é tornar suas marcas mais conhecidas por lá.

A companhia já atua na região atendendo principalmente empresas locais, mas quer chegar ao consumidor final com produtos próprios.

“Entre as estratégias da BRF para o mercado internacional, estudamos parcerias no mercado asiático”, afirmou Augusto Ribeiro Junior, diretor vice-presidente de finanças e relações com investidores da empresa.

De acordo com o executivo, a Ásia representa 15% das vendas internacionais da companhia. O Oriente Médio segue como região principal com participação de mais de 30% na receita vinda do mercado externo da empresa.

Atualmente, 45% do faturamento global da BRF vêm das operações internacionais.

Nova fábrica

No final de novembro, a BRF inaugurou sua primeira fábrica de alimentos processados no Oriente Médio.

A unidade recebeu investimentos de cerca de 160 milhões de dólares e está instalada na zona de industrial de Kizad, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Com capacidade de produção de 70.000 toneladas por ano, a fábrica vai produzir alimentos processados, como empanados, hambúrgueres e pizzas, e deve ter 1.400 funcionários até 2017.

O modelo de negócio adotado para o Oriente Médio, segundo Junior, pode ser replicado para outros mercados onde a BRF já mantém operação.