Brasil Foods e Kraft fecham parceria para leites aromatizados

"Este é um ano de mudanças para a marca Trakinas", afirmou a gerente de marcas sênior da Kraft Foods Brasil, Sarah Buchwitz, em entrevista à imprensa

São Paulo – As empresas de alimentos BRF Brasil Foods e Kraft Foods Brasil anunciaram nesta quarta-feira uma parceria na fabricação, produção e distribuição de leites aromatizados da marca Trakinas, o Trakinas Shake. “Este é um ano de mudanças para a marca Trakinas. Além de querermos atingir um público diferente – adolescentes de 10 a 12 anos – com a modernização da marca, estamos expandindo Trakinas para outras categorias”, afirmou a gerente de marcas sênior da Kraft Foods Brasil, Sarah Buchwitz, em entrevista à imprensa.

O desenvolvimento do Trakinas Shake, que possui dois sabores, morango e chocolate, foi feito em 12 meses. Os investimentos, porém, não foram divulgados pelas empresas. O produto é fabricado em uma linha específica da unidade da BRF em Carambeí (PR), com embalagem de 185 ml da Tetra Pak. A distribuição e vendas também é de responsabilidade da BRF e a comunicação e a marca, da Kraft.

“Nossa pretensão é ficar entre os três líderes do mercado de leite aromatizado. Essa categoria tem um faturamento anual de R$ 1 bilhão, com vendas em volume de cerca de 200 mil litros”, disse a diretora de Marketing de lácteos da BRF, Luciane Matiello, que também participou do evento. A BRF já tem produtos nessa categoria, como o Bob Esponja Elegê e o Chocomilk. “Mas são itens mais convencionais, com preço médio do mercado. O que queremos com o Trakinas Shake é trabalhar com um público consumidor diferente e posicionarmos o item com um valor 15% acima da média do segmento”, afirmou a executiva.

O Trakinas Shake chega aos pontos de vendas nessa semana a um preço sugerido de R$ 1,25. As regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste serão abastecidas nessa primeira fase e há planos para expansão para outras localidades, mas sem prazo específico.

K&S Alimentos

A BRF e a Kraft já têm um histórico de parcerias, por meio de uma criação de uma joint venture em queijos processados, a K&S Alimentos, que nasceu em 2008, por meio da Sadia, incorporada pela BRF em 2009. “Essa parceria é diferente do que já é feito na K&S, porque foi um produto feito pelas equipes das duas empresas e é um licenciamento da marca Trakinas para a BRF nessa categoria”, explicou o diretor presidente da K&S, Marcio Salvadego.

Segundo ele, a BRF receberá pelas vendas do Trakinas Shake e pagará royalties para a Kraft pelo uso da marca. “Mas a K&S liderou o desenvolvimento do Trakinas Shake, já que tínhamos a experiência da parceria”, completou. Dentre os produtos desenvolvidos, fabricados e comercializados pela K&S estão o Philadelphia Cream Cheese, requeijão Sadia, queijo cheddar Sadia e outros fatiados, todos tanto para o varejo quanto para o food service.

Mais lançamentos Trakinas

A gerente de marcas sênior da Kraft Foods Brasil, Sarah Buchwitz, aproveitou a ocasião para anunciar mais dois lançamentos da marca Trakinas a partir de junho. Inspirados no filme “A Era do Gelo 4”, a Kraft criará dois novos sabores do biscoito Trakinas: sorvete de limão e sorvete de frutas vermelhas.