Braspag espera expansão de 50% em transações virtuais

Empresa presta serviços de pagamentos com cartões para lojas de comércio eletrônico e pertence à Cielo

São Paulo – A Braspag, empresa da Cielo que presta serviços de pagamentos com cartões para lojas de comércio eletrônico, projeta crescimento de 50% das transações processadas este ano em relação a 2011. A empresa anuncia hoje, em Miami, o lançamento de uma plataforma de serviços e uma versão de seu sistema de captação de pagamentos.

Comprada pela Cielo do empresário Silvio Santos em maio do ano passado, por um valor não divulgado, a Braspag tem 65% do mercado de pagamentos com cartões para lojas virtuais. As empresas que atuam nesse segmento e viabilizam as transações com plásticos para o comércio eletrônico são chamadas de “gateways” pelo mercado.

A Braspag foi fundada em 2005 e fez 42 milhões de transações em 2011. O presidente da Braspag, Gastão Mattos, diz que, para este ano, a expansão prevista de 50% deve vir do crescimento do comércio eletrônico, com muitas pessoas passando a comprar pela internet coisas que compravam no mundo físico.

O executivo diz que no Brasil, 2% das compras do varejo são feitas pela internet, ante média de 5% nos Estados Unidos. A projeção é de que, em cinco anos, o porcentual do Brasil chegue a 4%.

A nova plataforma da Braspag vai permitir às lojas de comércio eletrônico conciliar as transações com cartões de crédito. Mattos explica que, nas vendas com cartão, o lojista recebe o pagamento da venda que fez 30 dias depois ou em parcelas, no caso da venda parcelada. Com o fluxo de operações, ele sempre tem o depósito em conta corrente de compras efetuadas no passado e que estão sendo creditadas. Mas o próprio lojista precisava fazer esse acompanhamento.

Com a nova plataforma, o estabelecimento comercial vai saber, de forma automática, a origem do volume de dinheiro que recebeu naquele dia. Ou seja, de qual transação veio esse dinheiro. Antes de lançar o serviço, a Braspag gastou um ano em pesquisa, desenvolvimento e validação da nova plataforma.

Ainda em Miami, a Braspag vai anunciar a nova versão de seu sistema de pagamentos para o comércio eletrônico, chamado de “Pagador”. Entre as novidades, está uma função que permite a divisão da compra em até sete cartões.