Brasil Ecodiesel e Maeda fecham acordo para fusão

Capital social da Brasil Ecodiesel após a operação será de cerca de 1,128 bilhão de reais

São Paulo – Os administradores da Brasil Ecodiesel aprovaram o protocolo e justificação de incorporação de ações de emissão da Maeda. O capital social subscrito e integralizado da Brasil Ecodiesel, após a operação, será de cerca de 1,128 bilhão de reais – representado por 1.084.190.282 ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal. Os atuais acionistas da Maeda passarão a deter aproximadamente 33% do total de ações de emissão da Brasil Ecodiesel pós operação.

A incorporação de ações, caso aprovada, resultará em um aumento do capital social da Brasil Ecodiesel, no valor de 320 milhões de reais com a emissão de 358.941.555 novas ações ordinárias, nominativas, sem valor nominal, da Brasil Ecodiesel, as quais serão subscritas pela diretoria da Maeda, como mandatária de seus acionistas, e integralizadas utilizando-se a totalidade das ações de emissão da Maeda.

A relação de troca de ações proposta na incorporação é de uma ação ordinária da Brasil Ecodiesel para cada 3,6395 ações ordinárias da Maeda. Os critérios que determinaram essa relação foram a perspectiva de rentabilidade futura da Maeda e o preço médio ponderado das cotações das ações da Brasil Ecodiesel negociadas nos 60 pregões imediatamente anteriores a 30 de setembro de 2010 (data de inicio das tratativas entre as partes), segundo a Ecodiesel.

Os acionistas da Brasil Ecodiesel serão convocados para se reunirem em Assembléia Geral Extraordinária, a se realizar no próximo dia 23, na sede da empresa, para deliberarem aobre a incorporação de ações. Na mesma data, espera-se que os acionistas de Maeda reunam-se para deliberar sobre o mesmo assunto.

Caso aprovada a incorporação das ações da Maeda pela Brasil Ecodiesel pelos seus respectivos acionistas, os atuais acionistas da Maeda se tornarão acionistas da Brasil Ecodiesel e a Maeda passará a ser subsidiária integral da Brasil Ecodiesel. “A administração da Brasil Ecodiesel entende que a associação com a Maeda representara uma diversificação das operações, com ampliação de produtos e mercado”, informou a empresa, em comunicado ao mercado.

Em 25 de outubro, a Brasil Ecodiesel informou que as administrações da Brasil Ecodiesel e da Maeda estavam negociando uma possível combinação de seus negócios. A negociação envolveria não apenas sinergias e ganhos operacionais, administrativos e financeiros, mas também o formato da operação a ser eventualmente realizada, assim como os processos de auditoria jurídica, contábil e financeira que cada parte faria com relação a outra, segundo a Ecodiesel.