BOC Aviation vai financiar oito dos 60 aviões da GOL

No mês passado, companhia aérea brasileira havia anunciado a compra de 60 aeronaves da Boeing pelo montante de US$ 6 bilhões

São Paulo – A BOC Aviation, companhia que pertence ao Banco da China, vai financiar oito aeronaves compradas pela GOL. No mês passado, a companhia aérea havia anunciado a aquisição de 60 aviões da Boeing, no valor de 6 bilhões de dólares – mas, na ocasião, não informou como pagaria a conta.

Segundo comunicado divulgado pela BOC, as duas companhias assinaram acordo de compra e realocação de oito aviões. O contrato entre as elas funciona como um leasing.

“Estamos muito satisfeitos em fechar esse acordo com a GOL e apoiar seus planos de longo prazo da frota”, afirmou Steven Townend, diretor geral adjunto e comercial da BOC Aviation, em comunicado.

Para Edmar Prado Lopes Neto, diretor financeiro da companhia aérea, é uma satisfação desenvolver esse tipo de relacionamento. “Apreciamos a ajuda com o financiamento de um número expressivo de aviões“, disse o executivo. 

Aporte

A aquisição dos 60 aviões foi anunciada no início do mês de outubro. Na época, Paulo Sérgio Kakinoff, CEO da GOL, chegou a afirmar que a escolha de como a conta seria paga seria definida em um momento mais próximo das entregas das aeronaves.

O investimento traz uma série de sistemas que melhoram a eficiência no consumo de combustível das aeronaves – uma preocupação que tem pesado cada vez mais na companhia. Os novos modelos trarão um consumo com combustível estimado de até 13% ao ano e serão usados pela empresa de 2018 a 2026.

O plano de frota prevê  que a companhia tenha 108 unidades do modelo Boeing 737-800, e outras 32 do Boeing 737-700. As aeronaves estão programadas para serem entregues a partir de primeiro trimestre de 2013 até o terceiro trimestre de 2014.