BNDES aprova financiamento para Scania Latin America

De acordo com o banco de fomento, as operações serão realizadas por meio dos programas BNDES Proengenharia e BNDES PSI

Rio de Janeiro – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou ter aprovado financiamento de R$ 22 milhões para a Scania Latin America.

Os recursos serão destinados à adequação de chassis de ônibus aos sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e BRS (Bus Rapid Service) e implementação de laboratório para testes de motores, em São Bernardo do Campo (SP).

De acordo com o banco de fomento, as operações serão realizadas por meio dos programas BNDES Proengenharia e BNDES PSI.

No caso da adequação de chassis, o financiamento corresponde a 29% do investimento total.

“Alinhado às normas da ABNT NBR 15570 e a FABUS, o projeto prevê novo layout de portas para atender aos sistemas BRT e BRS. A adequação facilita o fluxo de passageiros e reduz o custo de manutenção”, diz o BNDES em nota, que acrescentou que o projeto envolve cerca de 50 profissionais da área de Pesquisa & Desenvolvimento da Scania.

O comunicado informa ainda que o grupo irá instalar o laboratório em São Bernardo do Campo (SP) com as mesmas características da unidade sede, localizada na Suécia.

O repasse do banco representa 60,9% dos recursos destinados ao laboratório de testes de motores de combustão interna.

A previsão é de que o estrutura do laboratório seja entregue em julho deste ano.

“O projeto visa regular os níveis de emissões e permite simular condições reais de funcionamento de motores. O desenvolvimento de novas tecnologias viabiliza pesquisas de combustíveis, biocombustíveis, emissões gases de escape, sistemas de tratamento de gases e durabilidade de componentes”, diz a nota.