BMW faz lançamento da pedra fundamental em SC

Com investimentos de R$ 600 milhões, montadora deu inicio aos preparativos para a construção de sua primeira fábrica na América Latina

Araquari (SC) – Com investimentos anunciados de 200 milhões de euros (R$ 600 milhões) a montadora alemã BMW deu inicio nesta segunda-feira, 16, aos preparativos para a construção de sua primeira fábrica na América Latina, situada no município de Araquari, no Norte de Santa Catarina.

A empresa vai iniciar a produção em outubro de 2014 com os modelos 320i ActiveFlex, primeiro veículo premium turbo flex do mundo e o i3, primeiro automóvel da marca para áreas urbanas com propulsão 100% elétrica, apresentados no evento. Está nos planos da montadora a produção de cinco modelos de veículos: Série 1, preço popular, Série 3, o mais vendido no Brasil e no mundo, os X1 e X3 , e o Mini Cooper Countryman.

A unidade com 500 mil m² de área construída terá capacidade instalada de 32 mil veículos ao ano, meta a ser atingida em três anos. A infraestrutura na unidade contemplará as atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística. Além de prédios administrativos e auxiliares.

Conforme Arturo Piñeiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil não há previsão de exportação, toda a produção será para a demanda interna. Segundo ele, existe um crescimento de 50% anual na demanda de veículos de luxo no Brasil. O executivo informou que os preços serão competitivos com os já praticados no mercado doméstico.