Bill Gates retoma posto de bilionário mais rico do mundo

Dono da Microsoft desbancou empresário mexicano Carlos Slim, segundo índice de bilionário da Bloomberg, graças ao aumento das ações de sua empresa

São Paulo – O americano Bill Gates, o fundador da Microsoft, acaba de desbancar o mexicano Carlos Slim do topo dos bilionários mais ricos do mundo. O empresário teve sua fortuna avaliada, agora de tarde, em 72,7 bilhões de dólares, a mais alta do mundo, segundo o índice de bilionários da Bloomberg.

Gates, aos 57 anos, foi o campeão de permanência no topo por 14 anos consecutivos até 2007, quando o empresário mexicano passou a liderar a lista. Agora, Gates tem uma fortuna estimada de 550 milhões de dólares maior do que a de seu rival no ranking – Slim, de 73 anos, segue com 72,1 bilhões de dólares.

O motivo para tal escalada do patrimônio de Gates  a ponto de levá-lo novamente para a liderança no ranking está intrinsicamente ligado ao valor de sua companhia no mercado. As ações da maior fabricante de software do mundo avançaram 28% apenas neste ano.

Bill Gates é um dos pioneiros que lançaram as bases do mundo em que vivemos, cheios de inovações e tecnologias. Ele e o amigo Paul Allen criam a Microsoft com a aposta em computadores pessoais em uma época em que computadores ocupavam salas inteiras e onde um mundo com informática dentro de casa parecia surreal.