BHP prevê produção recorde de minério de ferro e aposta na China

País é o maior mercado para grandes volumes da commodity usada na fabricação de aço e também para cobre, carvão e outros minerais

Sydney – A BHP Billiton, maior mineradora do mundo, prevê recorde na produção de minério de ferro este ano após ter registrado alta de cerca de 20 por cento no volume do quarto trimestre, ignorando as preocupações de que o crescimento da China vai desacelerar em 2012.

A China é o maior mercado para grandes volumes da matéria-prima usada na fabricação de aço e também para cobre, carvão e outros minerais que a BHP Billiton e a Rio Tinto exploram mundialmente.

Números desta semana mostraram que a segunda maior economia do mundo cresceu no quarto trimestre em seu menor ritmo em dois anos e meio e parece estar a caminho de uma leva desaceleração nos próximos meses, levantando preocupações sobre a demanda para as siderúrgicas chinesas .

A BHP Billiton informou nesta quarta-feira, antes dos resultados financeiros trimestrais previstos para 8 de fevereiro, que teve um aumento de 22 por cento na produção de minério de ferro no quarto trimestre em relação a um ano antes, em linha com as expectativas.

Somente Vale e Rio Tinto aumentam a produção a cada trimestre, mas a da BHP Billiton cresce a um ritmo dez vezes maior que o da Rio Tinto.

A BHP Billiton está começando a partir de uma base mais baixa que as concorrentes e destinou à produção de minério de ferro grande parte dos investimentos de 80 bilhões de dólares programados para cinco anos, partilhando da confiança das outras mineradoras na demanda chinesa a longo prazo.

“A produção para o fechado do ano agora deve marginalmente superar a previsão anterior de 159 milhões de toneladas por ano”, disse a companhia no comunicado sobre a produção do quarto trimestre.

Na terça-feira, a Rio Tinto divulgou produção praticamente estável de minério de ferro para o quarto trimestre.