BHP estuda aumentar foco em commodities mais lucrativas

A companhia não especificou quais os ativos que podem ser vendidos para se concentrar na produção de minério de ferro, cobre, carvão e petróleo

Sydney – A BHP Billiton informou que é a favor da venda de ativos menos desejados, em um movimento para aumentar seu foco em commodities, como minério de ferro e petróleo, que representam a maior parte de seus lucros.

A companhia não especificou quais os ativos que podem ser vendidos para se concentrar na produção de minério de ferro, cobre, carvão e petróleo. Em resposta, as ações da empresa subiam mais de 2% em Londres.

“A venda de uma seleção de ativos é a nossa opção preferida”, disse a BHP Billiton em uma apresentação ao Australian Securities Exchange na sexta-feira. A BHP Billiton sinalizou inicialmente em abril que poderia vender alguns ativos como parte de uma reestruturação, mas não disse como isso seria alcançado.

A companhia já vendeu bilhões de dólares em operações nos últimos anos uma vez que a gestão busca reduzir a dívida e aumentar o retorno aos acionistas. Entre os ativos cedidos, a empresa abriu mão de seu depósito de urânio Yeelirrie na Austrália Ocidental para a Cameco Corp por US$ 430 milhões e os seus negócio de diamantes para Dominion Diamond Corp. por US$ 553 milhões.

“O conselho continuou a estudar várias alternativas estruturais, incluindo em sua reunião desta semana”, disse a empresa. “O conselho espera considerar isso e outros assuntos, quando se reunir novamente na próxima semana”.

Fonte: Dow Jones Newswires.