Barclays anuncia novo conselheiro delegado

Antony Jenkins ocupará o cargo em substituição a Bob Diamond, que pediu demissão em julho pelo escândalo de manipulação da taxa Libor

Londres – Antony Jenkins será o novo conselheiro delegado do banco britânico Barclays, em substituição a Bob Diamond, que pediu demissão no início de julho pelo escândalo de manipulação da taxa Libor.

“Barclays é um banco universal, sólido… mas cometemos sérios erros nos últimos anos e claramente não fracassamos no momento de responder ao que se esperava”, afirmou Jenkins em um comunicado.

Jenkins, que era diretor da atividade do banco varejista e de negócios do grupo, afirmou que deseja “restaurar a reputação” do banco.

O Barclays já havia designado como novo presidente do conselho de administração David Walker, um veterano das finanças, para suceder Marcus Agius, também vítima do escândalo Libor.

O banco anunciou em junho que pagaria 360 milhões de euros para dar fim às investigações sobre o caso de manipulação das taxas interbancárias Libor e europeu Euribor entre 2005 e 2009.

Mas o Barclays também é investigado na Inglaterra pelas condições sobre a captação de recursos no Qatar em 2008.