Bancos apoiam teste de blockchain para negociações de moedas

A iniciativa é o mais recente movimento em direção a usos globais reais de uma tecnologia que promete simplificar a infraestrutura computacional dos bancos

Londres- Um empreendimento financiado por oito grandes bancos e instituições financeiras começou a testar uma rede beta de rede que visa usar o blockchain para reduzir bilhões em custos de processamento de transações estrangeiras.

Liderada pelo ex-chefe de moedas do Citi e do Deutsche Bank, Andy Coyne, a iniciativa Cobalt DL é o mais recente movimento em direção a usos globais reais sérios de uma tecnologia que promete simplificar a infraestrutura computacional dos bancos.

Como outros desdobramentos da blockchain em progresso, isso pode gerar uma enorme economia ao criar um único registro verificado de uma transação ou contrato, dando acesso à todas as partes.

O sistema deve começar a operar em 2017. Atualmente vários registros de transações de moedas tem que ser criados para compradores, vendedores, corretores e terceiros e então continuamente reconciliados entre múltiplos sistemas.