AstraZeneca comprará fatia majoritária na Acerta por US$4 bi

Transação visa o medicamento acalabrutinib, contra câncer no sangue, que está em fase avançada de desenvolvimento pela Acerta

São Paulo – A farmacêutica AstraZeneca, do Reino Unido, anunciou nesta quinta-feira (17) que comprará uma fatia de 55% na empresa de biotecnologia Acerta Pharma, baseada na Holanda e Estados Unidos. O valor da transação será de 4 bilhões de dólares.

Inicialmente, será paga uma parcela no valor de 2,5 bilhões de dólares. A quantia restante, de 1,5 bilhão de dólares, será entregue em 2018 ou após as aprovações regulatórias do remédio acalabrutinib (contra câncer no sangue) nos EUA, o que acontecer primeiro.

O acordo também dá à AstraZeneca a opção de adquirir os 45% restantes da Acerta no futuro, por aproximadamente 3 bilhões de dólares.

“O investimento é coerente com o nosso foco no crescimento a longo prazo. Estamos impulsionando uma área importante no nosso portfólio de oncologia com uma droga em avançado estágio de desenvolvimento, que pode revolucionar o tratamento a pacientes com diversos tipos de câncer”, disse o presidente da AstraZeneca, Pascal Soriot, em nota.

A expectativa é de que o medicamento, depois de aprovado, atinja vendas de 5 bilhões de dólares globalmente.

“A AstraZeneca também seria beneficiada com a substancial expertise em cânceres hematológicos oferecida pelos cerca de 150 funcionários da Acerta”, disse a companhia, no comunicado.