As várias faces da liderança

Liderança é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje e, curiosamente, um dos menos compreendidos dentro das organizações. Apesar da vasta literatura disponível, as dúvidas permanecem: o que é, afinal, liderança? Trata-se de um atributo herdado ou desenvolvido? O que diferencia o líder de um chefe? Como ele nasce, se desenvolve e atinge sua plenitude, muitas vezes transformando as organizações e influenciando futuras gerações?

São essas perguntas que John C. Maxwell tenta responder em seu livro As 21 Indispensáveis Qualidades de um Líder (Editora Mundo Cristão). Para Maxwell, as qualidades mais importantes num líder são carisma, comprometimento, comunicabilidade, competência, coragem, caráter e discernimento, entre outras. O autor aborda o tema de maneira simples, clara e com muitos exemplos práticos. Fala de homens modestos que se transformaram em autênticos líderes e influenciaram de maneira positiva o mundo moderno. Entre eles merecem destaque o inventor, aviador e empresário Bill Lear, fabricante do consagrado avião executivo Lear Jet, o ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, consagrado pelo seu poder de comunicação e convencimento, e H. Norman Schwarzkopf, comandante das tropas americanas na Guerra do Golfo e respeitado pela sua capacidade de servir a seus comandados. O livro, apesar de sua simplicidade na abordagem de um assunto complexo, serve como fonte de estímulo e de questionamento para aqueles que sonham alcançar destaque dentro das organizações.

Já o livro Peixe! Como Motivar e Gerar Resultados (Editora Campus), dos autores americanos Stephen C. Lundin, Harry Paul e John Christensen, é uma parábola sobre a descoberta da profunda fonte de energia, criatividade e paixão que existe dentro de cada um de nós. Uma gerente imaginária recebe a missão de transformar sua equipe desmotivada num time eficiente. Numa rua próxima do seu escritório, ela vai conhecer um mercado de peixe mundialmente famoso, que faz um enorme sucesso graças à sua atmosfera agitada e divertida — além do extraordinário sistema de atendimento ao público. Ao observar os peixeiros, a gerente descobre lições de como injetar ânimo em seus subordinados e consegue uma impressionante transformação no ambiente de trabalho. É uma leitura leve e agradável.

O livro da vez

Bolivar Godinho de Oliveira Filho, diretor adjunto de asset management do Banco BMC
“Recentemente, li Investimentos: como Administrar Melhor seu Dinheiro, do professor Mauro Halfeld. O livro é muito interessante para quem gosta do tema finanças pessoais. Não é necessário ser especialista em finanças para entender os conceitos.”

Alcides Amaral, ex-presidente do Citibank
“Estou lendo Salve-se Quem Puder: uma História de Especulação Financeira, escrito por Edward Chancellod. Ele mostra a história da especulação que vem desde o século 18. Muito interessante o capítulo sobre a crise econômica do Japão, que faz repensar todo o cenário econômico mundial.”

Aloisio Wolff, presidente da Orbital
“Iniciei a leitura do livro Muito Além da Hierarquia, do professor Pedro Mandelli. Ele aborda o tema do novo papel da gerência intermediária nas empresas, enfatizando que a coragem e a autodeterminação são essenciais aos profissionais que querem crescer.”