As feiras da Expo Management

A HSM, empresa de eventos de origem brasileira que foi adquirida por sócios argentinos há dois anos, é reconhecida internacionalmente por sua excelência em realizar seminários para executivos. A Expo Management é o ponto alto de seu calendário: é o maior evento de gestão e educação executiva do mundo. Neste ano, a Expo Management terá sua segunda edição brasileira, para a qual são esperados 30 000 visitantes. Entre os palestrantes dos três dias de congresso estão pesos pesados do pensamento corporativo: Peter Senge, professor do MIT (vai falar sobre aprendizado organizacional), o consultor Deepak Chopra (liderança), o economista Paul Krugman (globalização) e o consultor Tom Peters (gestão).

A novidade deste ano é o Pensamento Nacional, com palestrantes brasileiros. “Foi um pedido dos visitantes que apareceu nos questionários da edição passada”, diz Marcos de Almeida Braga, diretor de operações da Expo Management. Os convidados nacionais são o headhunter Robert Wong, o executivo Ernesto Heinzelmann, presidente da Embraco, e o publicitário Júlio Ribeiro, fundador e presidente do grupo Talent. Além do auditório para as conferências, o encontro terá uma feira com empresas de tecnologia, consultorias e instituições de ensino.

A Expo Management nasceu na Argentina em 1998. Por causa da crise econômica, neste ano o evento não foi realizado no país vizinho. Em compensação, em maio a feira ganhou sua versão mexicana. No ano que vem, a Espanha também terá o evento, acompanhando a expansão das atividades da HSM no continente europeu. Lá fora como aqui, a Expo Management exige esforços logísticos impressionantes, como servir 4 000 refeições em pouco mais de uma hora. No ano passado, 7 000 cadeiras tiveram de ser fabricadas especialmente para a feira, pois não existiam no país unidades suficientes do modelo desejado. Agora os fornecedores já se adaptaram melhor ao gigantismo do evento. “O Brasil está mais preparado para a Expo Management”, diz Braga. “Tivemos até opção na hora de conseguir as cadeiras.”

De 6 a 8 de novembro, das 12 às 20 horas, no Transamérica Expo Center — avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro. Informações e inscrições: 4689-6666 ou http://www.expomanagement.com.br.