As empresas que dispararam no ranking de Melhores e Maiores de EXAME

Cinco companhias saltaram mais de 200 posições na edição especial deste ano

São Paulo – Cinco companhias mostraram uma forte evolução na edição especial Melhores e Maiores de EXAME deste ano. As empresas saltaram mais de 200 posições na lista – e passaram a integrar o grupo das 500 maiores do país.

Veja, a seguir, quais são elas:

Multiplus

A Multiplus, empresa que administra o programa de fidelidade da TAM, foi a campeã de ascensão no ranking. A companhia saltou 352 posições, passando do 715º, na lista do ano passado, para o 363º lugar neste levantamento.

A Multiplus encerrou 2011 com uma receita bruta de 1,373 bilhão de reais. A cifra representa um salto de 165% sobre o faturamento do ano retrasado.

Anglo Gold

O segundo maior avanço no ranking de MELHORES E MAIORES de EXAME coube à Anglo Gold. A mineradora sul-africana subiu 293 posições, saindo da 736ª para a 443ª colocação.

Na edição do ano passado, a empresa registrava vendas de 517 milhões de reais. Com operações concentradas em Minas Gerais, a Anglo Gold desenvolve vários projetos. O maior deles fica em Sabará, com 1,25 milhão de toneladas anuais de produção de minério, com 295.000 onças por ano de ouro.

CNO Brasil

A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) é o braço do Grupo Odebrecht focado em construção pesada, como obras de infraestrutura. A CNO apresentou o terceiro maior salto no ranking de MELHORES E MAIORES de EXAME. A construtora, uma das maiores do país, foi listada neste ano na 492ª posição, ante a 750ª que ocupava em 2011. Trata-se de um salto de 258 colocações.


Na edição passada, a CNO foi listada com vendas de 500,3 milhões de reais, o que representava um crescimento de 91% sobre o ano retrasado.

IE Madeira

O Consórcio Interligação Elétrica do Madeira (IE Madeira) avançou 256 posições entre esta e a última edição de MELHORES E MAIORES de EXAME. Neste ano, a empresa ocupa a 442ª posição, ante a 678ª do ano passado.

A IE Madeira é a responsável pela construção da linha de transmissão conhecida, popularmente, como o Linhão do Madeira. Com 2.400 quilômetros, ela vai ligar Porto Velho (RO) a Araraquara (SP). A empresa é controlada pela Cteep, Furnas e Chesf.

Mineração Usiminas

A Mineração Usiminas é o braço da siderúrgica dedicado à produção mineral. Com um arranque de 232 posições, a empresa subiu do 674º para o 442º lugar no ranking deste ano de MELHORES E MAIORES de EXAME.

Criada em 2010, a partir de uma parceria com o grupo japonês Sumitomo, a Mineração Usiminas concentra suas atividades em Serra Azul (MG), onde extrai minério de ferro. Na lista do ano passado, ela aparecia com vendas de 565,5 milhões de reais.