As 50 empresas mais inovadoras em relacionamento com cliente

Magazine Luiza foi a companhia que mais inovou no quesito, segundo pesquisa da DOM Strategy

São Paulo – Em um cenário de mudanças tão avassaladoras como o que vivemos hoje, as empresas têm uma missão e tanto: inovar para conquistar (ou ao menos não perder) os consumidores, por meio da relação mantida com eles no mundo real e virtual.

Neste sentido, o varejo é o setor que concentra o maior número de negócios dispostos a investir na maneira de atender os clientes – e o Magazine Luiza é o grande destaque, não só do setor, mas entre as 50 mais inovadoras do país.

É isso o que mostra o levantamento anual “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente” da consultoria DOM Strategy Partners, divulgado hoje, 23.

A análise sinaliza que as varejistas representam 43% das 50 companhias que entregam uma melhor experiência de relacionamento ao cliente. Isso tanto por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, como também pelas novas formas de fazer os atendimentos.

“Uma boa ideia precisa criar valor – intangível e tangível – para que possa ser propagandeada e comercializada, e assim, ser considerada uma inovação”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Nespresso, O Boticário, Reserva e Starbucks são alguns dos negócios elencados como mais inovadores. O Magazine Luiza, no entanto, lidera o ranking pela maior capacidade de alinhar a proposta de vendas e valores dos canais físicos aos digitais.

“O aplicativo, por exemplo, é a personificação da estratégia de negócio do Magazine Luiza na qual a prestação de serviço para o consumidor passou a ser digital com a presença de lojas físicas e não ao contrário, sem criar rupturas no diálogo com o cliente”, aponta Domeneghetti.

Para chegar ao resultado, o estudo avaliou as companhias entre os meses de abril e junho por meio de uma pesquisa com mais de 3.000 consumidores e informações como releases e relatórios, além de matérias e pesquisas públicas divulgadas nos últimos 12 meses.

As notas foram computadas de acordo com o desempenho das empresas em pelo menos 3 dos 12 requisitos de inovação, que incluem critérios de valor, marca e de operação – proposta de valor, diferenciação, sustentabilidade, canais de atendimento e disponibilidade são alguns deles.

Abaixo, o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil.

Empresa Segmento Nota
Apple Serviços Digitais 9,21
Nespresso Varejo – Redes Alimentícias / Fast-food 9,19
Netflix Serviços Digitais 9,16
O Boticário Varejo – Higiene e Cosméticos 9,14
Itaú Unibanco Bancos e Serviços Financeiros 9,13
Starbucks Varejo – Redes Alimentícias / Fast-food 9,11
Google Serviços Digitais 9,09
Chilli Beans Varejo – Óticas, Joias e Adereços 9,09
Magazine Luiza Varejo – Eletro 9,09
Mercado Livre Varejo On-line 9,09
Uber Serviços Digitais 9,08
XP Investimentos Bancos e Serviços Financeiros 9,07
Hospital Israelita Albert Einsten Saúde 9,07
Santander Bancos e Serviços Financeiros 9,06
Bradesco Bancos e Serviços Financeiros 9,06
Youse Seguros 9,06
Porto Seguro Seguros 9,05
99 Serviços Digitais 9,05
Reserva Varejo ? Vestuário e Moda 9,04
Caixa Bancos e Serviços Financeiros 9,04
Ipiranga Distribuição 9,04
Banco do Brasil Bancos e Serviços Financeiros 9,04
Claro Convergência 9,03
Multiplus Fidelidade 9,03
Whirlpool Bens de Consumo Duráveis 9,03
Riachuelo Varejo – Vestuário e Moda 9,03
Open English Varejo – Educação 9,02
Smart Fit Varejo – Turismo & Serviços 9,02
The Beauty Box Varejo – Higiene e Cosméticos 9,02
Ultrafarma Varejo – Farmácias 9,01
Nubank Bancos e Serviços Financeiros 9,01
Carmen Steffens Varejo – Vestuário e Moda 9,01
Wine.com.br Varejo – Varejo On-line 9
Coca-Cola Bens de Consumo não duráveis 9
Dr. Consulta Saúde 8,99
Natura Varejo – Higiene e Cosméticos 8,98
Schutz Varejo – Vestuário e Moda 8,98
RaiaDrogasil Varejo – Farmácias 8,96
Nestlé Bens de Consumo Não Duráveis 8,92
P&G Bens de Consumo Não Duráveis 8,9
Facebook Serviços Digitais 8,84
Academia Bio Ritmo Varejo – Turismo & Serviços 8,83
Trivago Varejo – Turismo & Serviços 8,79
Estante Virtual Varejo – Varejo On-line 8,79
Avianca Aviação 8,78
Banco Original Bancos e Serviços Financeiros 8,77
Beauty?in Bens de Consumo Não Duráveis 8,71
Netshoes Varejo – Varejo On-line 8,66
Vaniday Varejo – Varejo On-line 8,62
CVC Varejo – Turismo & Serviços 8,61