As 20 empresas de capital aberto mais endividadas do país

Juntas, 259 empresas acumulavam uma dívida bruta 1,23 trilhão de reais em junho, recuo de 13,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado

São Paulo – A Petrobras segue no posto de empresa de capital aberto mais endividada do país.

Os passivos brutos da petroleira somaram 397,76 bilhões de reais em junho, queda de 4,2% ante os 415,54 bilhões registrados um ano antes e de 11,6% frente aos 450,01 bilhões apresentados em março.

Os dados são da consultoria Economatica.

Vale e JBS também continuam no segundo e terceiro lugar, com 102,11 bilhões de reais e 57,64 bilhões em débitos, respectivamente.

Na tabela, veja as 20 companhias com as maiores dívidas brutas:

 

Em relação à dívida líquida – que subtrai dos débitos o caixa e as aplicações financeiras e mede quanto uma companhia precisa para pagar todo o seu passivo que gera despesa financeira –, Petrobras, Vale e JBS também são as mais comprometidas. Veja:

 

Empréstimos em queda

A Economatica analisou 259 corporações de capital aberto no Brasil, aquelas que divulgaram seus resultados em todos os trimestres, desde dezembro de 2010 até junho deste ano.

Os bancos não entram na amostra, já que não possuem débitos financeiros.

Juntas, essas empresas tinham uma dívida bruta de 1,23 trilhão de reais em junho, recuo de 13,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Os passivos vêm acumulando queda há três trimestres seguidos.

A retração, segundo a Economatica, está correlacionada à valorização do real porque muitas companhias se financiam em dólar.

Em junho deste ano, 43,3% da dívida de 91 empresas estava atrelada à moeda norte-americana, de acordo com levantamento da consultoria.

O recorte considera apenas as que informam dados de empréstimos em moeda estrangeira de curto e longo prazo à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Porém, não foi só o endividamento das companhias abertas que diminuiu. Conforme mostra um outro estudo da Economatica, elas tiveram lucros 24% menores no segundo trimestre deste ano, no confronto com o mesmo intervalo de 2015.

Abaixo, veja a comparação entre o comportamento da dívida total do conjunto das 259 empresas (representada em bilhões de reais) e a oscilação do dólar PTAX venda – taxa média das cotações.