As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta segunda

OGX tem até outubro para provar que é um bom negócio; despesas pesam e lucro da Hypermarcas cai 40% no 1o tri

São Paulo – Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até agora:

1 – OGX tem até outubro para provar que é um bom negócio. Quando a petroleira OGX, de Eike Batista, divulgar o primeiro balanço do próximo ano, não haverá desculpas caso a empresa tenha (mais) um resultado negativo. Os executivos prometeram para “setembro ou outubro” o início da produção dos 34 blocos que a OGX opera – cinco deles na Colômbia.

2 – Despesas pesam e lucro da Hypermarcas cai 40% no 1o tri. A Hypermarcas informou que encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido de 32,9 milhões de reais, queda de 40,3 por cento em relação ao ganho apurado um ano antes, pressionado por um aumento de despesas operacionais decorrente das aquisições realizadas no último ano.

3 – Após 8 semanas de alta, analistas reduzem expectativa de inflação.
Os economistas do mercado financeiro finalmente deram um alívio nas projeções para a inflação oficial neste ano, reduzindo-as de 6,37% para 6,33%. O índice ainda está perto do teto da meta (6,50%).

4 – BomBril compra marcas de cosméticos por R$ 15 milhões.
A BomBril anunciou a compra de 75% das marcas de cosméticos Ecologie, Nick&Vick, Natural Pro e Aquatress. O negócio foi fechado por 15 milhões de reais.

5 – Portugal vai investigar Fitch, Moody’s e Standard & Poor’s.
O Ministério Público português abriu uma investigação contra as três principais agências de “rating” do mundo, devido a uma denúncia apresentada por quatro economistas portugueses que questionam seus critérios de análise e sua transparência.

6 – Greve na fábrica da Volks no Paraná é mantida. Cerca de 3 mil metalúrgicos da fábrica de automóveis da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) continuavam em greve, em meio a um impasse nas negociações em torno do pagamento de participação nos lucros.

7 – Inflação deve ter pico de 7,18% em 12 meses, estima conselho.
A inflação deve continuar subindo nos próximos meses, segundo o Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que em abril chegou a 6,51%, deve atingir 7,18% em agosto.

8 – Coteminas iniciará produção de milho, soja e algodão.
A Cia. de Tecidos Norte de Minas, empresa brasileira do setor têxtil conhecida por Coteminas, tem planos de iniciar a produção e comercialização de soja, milho e algodão.

9 – Gastos das famílias superam renda em 53% dos lares. A maior parte das famílias brasileiras registrou em 2010 um gasto mensal acima da renda média mensal. O dado é da pesquisa Tendências do Consumidor, elaborada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), em parceria com as empresas Nielsen e Kantar WorldPanel, e divulgada hoje. Em 2010, segundo o levantamento, 53% das famílias de todas as classes sociais registraram gastos acima da renda familiar, com um endividamento médio de 1%.

10 – Serasa: vendas sobem 12% na semana do Dia das Mães. As vendas do varejo no Brasil cresceram 12,4% na semana do Dia das Mães deste ano (de 2 a 8 de maio), em relação ao mesmo período de 2010, segundo informou hoje a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Este foi o melhor Dia das Mães desde 2003, quando o levantamento começou a ser feito.