As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta segunda

Vivo, Claro e Oi perdem participação em fevereiro, TIM avança; BRF planeja dobrar investimentos 2011

São Paulo – Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até agora:

1 – Vivo, Claro e Oi perdem participação em fevereiro, TIM avança. A participações de mercado das operadoras celulares Vivo, Claro e Oi recuaram em fevereiro na comparação anual, enquanto a TIM avançou a mais de 25 por cento no mês passado, segundo dados divulgados pela Anatel.

2 – BRF planeja dobrar investimentos 2011. A BRF – Brasil Foods, empresa criada a partir da fusão entre Sadia e Perdigão, quer investir 2 bilhões de reais neste ano. O valor é exatamente o dobro investido pela companhia em 2009, 1 bilhão de reais.

3 – Infraero quer demolir imóveis no Aeroporto de Congonhas. A Infraero pretende demolir 15 imóveis no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Segundo a assessoria da Infraero, os prédios e hangares que podem ser demolidos pertenciam à Vasp.

4 – Petrobras fecha acordo com Solstad para uso de navios. A grupo armador norueguês Solstad Offshore anunciou que fechou dois contratos de longo prazo com a Petrobras, envolvendo os navios “Normand Mariner” e “Normand Master”, em um total de US$ 130 milhões.

5 – Analistas ignoram Tombini e elevam estimativa de inflação para 6%. Os economistas do mercado financeiro ignoraram as recentes declarações do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, de que o quadro inflacionário está sob controle. O boletim Focus do Banco Central (BC), que colhe semanalmente as previsões de analistas de cerca de 100 instituições financeiras, elevou de 5,88% para 6,00% a estimativa para a inflação oficial neste ano.

6 – BC: brasileiro tem usado mais o cartão em pagamentos. O brasileiro tem usado mais cartão de crédito e débito para realizar seus pagamentos, mas o dinheiro ainda é largamente a forma mais utilizada pelos cidadãos pagarem suas contas e despesas. É o que mostra a pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, versão 2010, divulgada pelo Banco Central (BC)

7 – Desastre no Japão terá impacto mínimo para a Vale. O impacto do recente desastre no Japão para a Vale será mínimo e poderá ser compensado pelo aumento da demanda por minério de ferro de outros países como a Coreia do Sul e a China.

8 – Usiminas investe R$ 152 milhões para modernizar aciaria em MG. A Usiminas anunciou que está investindo 152 milhões de reais para modernizar produção da aciaria de sua usina em Ipatinga (MG).

9 – Facebook negocia com ex-porta-voz de Obama. Funcionários da rede social Facebook estão negociando a contratação de Robert Gibbs, ex-porta-voz da Casa Branca e antigo assessor do presidente Barack Obama, para incorporá-lo ao departamento de comunicação da empresa, informa o jornal The New York Times.

10 – Cteep tem lucro 6% menor em 2010.
A transmissora de energia elétrica Cteep informou que seu lucro líquido caiu 5,8 por cento em 2010, para 812,17 milhões de reais, na comparação com 2009.