As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta quinta-feira

Juíza do caso Odebrecht teria ignorado pedidos da empresa no processo; Justiça aumenta multa da Americanas.com por descumprir liminar

São Paulo – Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até agora:

1 – Juíza do caso Odebrecht teria ignorado pedidos da empresa no processo.  Segundo documentos obtidos por EXAME.com, a juíza teria acatado um pedido dos Gradin sem ouvir a Odebrecht e teria ignorado um novo pedido dos advogados da empresa para reavaliar a situação, antes da decisão do tribunal responsável pelo julgamento.

2 – Justiça aumenta multa da Americanas.com por descumprir liminar. A Americanas.com, na semana passada, foi proibida de vender no estado do Rio de Janeiro. A companhia de varejo online descumpriu a determinação do Ministério Público e agora pagará 100.000 reais de multa diária caso continue não acatando a decisão da Justiça.

3 – Venda de carros é maior da história para meses de maio. Crédito mais caro e prazos menores para o financiamento atrapalharam, mas não conseguiram conter as vendas de carros novos. O mês que terminou foi o melhor do ano para o setor e o recorde para meses de maio, com 318,6 mil veículos vendidos, incluindo caminhões e ônibus.

4 – Cervejaria Schincariol é avaliada em até R$ 8 bilhões, diz jornal. A venda da cervejaria brasileira Schincariol pode ser fechada por até 8 bilhões de reais, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo. A venda da empresa foi antecipada por EXAME no início de março.

5 – JBS tem unidades atingidas por proibição russa. O JBS teve três unidades atingidas pela proibição imposta pela Rússia à importação de proteína animal do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

6 – Dona da Avianca tem interesse na gestão de aeroportos
. O grupo Synergy, dono da Avianca Brasil, anima-se com a possibilidade de ter participação em aeroportos, aventada por anúncio realizado pela presidente Dilma Rousseff. “Aeroporto é um assunto que interessa para o grupo”, disse José Efromovich, presidente da Avianca Brasil.

7 – MPX vai concluir projetos no Parnaíba e Colômbia após capitalização. Após anunciar a capitalização de 1,3 bilhão de reais, a MPX vai destinar parte dos recursos na materialização do projeto que a companhia possui na Bacia do Parnaíba (MA) e também na efetivação da CCX, braço de carvão da MPX na Colômbia.

8 – Não há mais motivos para o BC subir os juros, diz empresário. Os recentes resultados ruins da indústria brasileira reforçaram a posição do empresariado contra novas altas dos juros. Na semana que vem, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central define se altera ou não a taxa Selic, atualmente em 12% ao ano.

9 – Com a Air Amazônia, HRT quer atuar na aviação doméstica. Na semana passada, a HRT anunciou o início das operações de sua companhia aérea: Air Amazônia. A estratégia de criar um braço de aviação dentro da petrolífera é, em um primeiro momento, para atender as necessidades internas da companhia, mas, no futuro, a HRT quer voar mais alto e atuar também no mercado doméstico.

10 – Inflação semanal diminui nas sete capitais pesquisadas. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) diminuiu nas sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), na semana de 31 de maio, em relação à anterior. As maiores reduções foram registradas nas cidades de Porto Alegre (0,52 ponto percentual, ao passar de 0,95% no dia 22 para 0,43% no dia 31) e do Rio de Janeiro (0,51 ponto percentual, ao passar de 0,87% para 0,36% no período).