As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta quinta

Americanas.com está proibida de vender no Rio, diz jornal; TAM pode buscar novo parceiro se fusão com LAN for bloqueada

São Paulo – Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até agora:

1 – Americanas.com está proibida de vender no Rio, diz jornal. A Americanas.com, da B2W, está proibida, até segunda ordem, de realizar vendas no estado do Rio de Janeiro, segundo informações publicadas pelo jornal O Globo. Segundo o jornal, a empresa só poderá voltar a operar na região quando regularizar as entregas em atraso. Existem cerca de 30.000 reclamações contra a varejista no estado.

2 – TAM pode buscar novo parceiro se fusão com LAN for bloqueada.
A TAM pode buscar uma parceira alternativa se o tribunal antitruste do Chile bloquear seus planos de fusão com a chilena LAN, disse um advogado da companhia aérea brasileira.

3 – Desemprego cai em abril e é o menor para o mês da série histórica: 6,4%
A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil caiu de 6,5% em março para 6,4% em abril. É o menor patamar para o mês da série histórica do IBGE iniciada em março de 2002.

4 – HRT exige que Petra venda participação na Bacia do Solimões.
A HRT O&G, subsidiária da HRT e parceira da Petra na exploração dos blocos da Bacia do Solimões, enviou uma notificação à Petra, exigindo que ela venda sua participação na Bacia para a TNK-BP. O valor da operação seria de 1,288 bilhão de reais. A quantia foi estabelecida na época do IPO (oferta pública inicial  de ações) da HRT.

5 – Petrobras suspende na Justiça contratos com Bertin.
A diretoria de Gás e Energia da Petrobras confirmou, por meio de sua assessoria, que foram cancelados, por medida judicial, os contratos para fornecimento de gás às usinas do grupo Bertin.

6 – Compra do Berj pelo Bradesco aguarda aprovação do BC. O banco Bradesco divulgou que a aquisição do Banco Estadual do Rio de Janeiro (Berj) depende agora da aprovação do Banco Central do Brasil (BC).

7 – Contratar prostitutas para motivar funcionários é comum, diz revista alemã. Apesar do grande choque causado pela divulgação, na semana passada, da festa sexual organizada pela seguradora alemã Munich Re, em 2007, para premiar os 100 melhores funcionários da unidade Hamburg-Mannheimer International (HMI), duas prostitutas entrevistadas pela revista também alemã Der Spiegel revelaram que esse não é um caso isolado.

8 – Portugal Telecom tem lucro 29% maior no 1o trimestre. A Portugal Telecom divulgou alta de 29 por cento no lucro líquido do primeiro trimestre, com queda nas despesas com juros, apesar de menores receitas por fraqueza do mercado em Portugal.

9 – Kroton compra rede de ensino no Maranhão.
A Kroton Educional anunciou a compra por meio da sua subsidiária Editora e Distribuidora Educacional a comprado Centro de Ensino Atenas (CEAMA) Maranhense, dona da Faculdade Atenas Maranhense (FAMA).

10 – André Loes é o novo economista-chefe do HSBC para a América Latina.
O banco HSBC anunciou que André Loes, atual economista-chefe da instituição financeira no Brasil, também vai comandar as atividades na América Latina. O executivo vai ser responsável por analisar temas regionais e da operação brasileira. As equipes de economia do Brasil, México e Argentina vão se reportar a ele.