As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta quinta

Inflação não atingirá centro da meta em 2011, diz Tombini; Petrobras é a campeã de vendas na América Latina em 2010

São Paulo – Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até agora:

1 – Inflação não atingirá centro da meta em 2011, diz Tombini. O arrefecimento do comércio, apontado pelo IBGE, e a queda no preço da gasolina vão contribuir para a diminuição da inflação nos próximos meses. O centro da meta (4,5%), entretanto, só deve ser alcançado em 2012, segundo o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

2 – Petrobras é a campeã de vendas na América Latina em 2010.
Segundo levantamento da consultoria Economatica, a Petrobras foi a campeã em vendas na América Latina no ano passado, entre 768 empresas de capital aberto da região. A companhia brasileira vendeu 128 bilhões de dólares – um salto de 22% em relação a 2009. A quantidade é 2,5 vezes a segunda colocada, a mineradora Vale, que vendeu 49.949 bilhões de dólares, um crescimento de 79,3% em relação ao ano anterior.

3 – Mais da metade dos funcionários deixa demandas para a última hora. Por que fazer hoje o que se pode deixar para amanhã? Mais do que uma brincadeira com o ditado popular, esse pensamento procrastinador caracteriza a mentalidade de 65% dos funcionários das empresas. Essa é uma das conclusões da pesquisa Utilização do Tempo no Trabalho, da empresa de softwares de produtividade pessoal e gestão de equipes Triad OS.

4 – Honda pode cortar empregos em SP após terremoto no Japão. A Honda pode cortar empregos em sua fábrica de automóveis no Estado de São Paulo devido à falta de peças provocada pelos terremotos de março no Japão, afirmou nesta quinta-feira o sindicato que representa os trabalhadores.

5 – Lucro da Telefônica cai 14% no 1o trimestre. A Telefônica encerrou o primeiro trimestre com queda de 13,7 por cento no lucro líquido na comparação com o mesmo período do ano passado, pressionada por um forte período chuvoso que obrigou a empresa a se dedicar mais a manutenção de sua rede que a operações comerciais.

6 – Lucro da Vivo dispara no 1otri, para R$ 710,2 mi. A Vivo, controlada pela espanhola Telefónica, divulgou lucro líquido de 710,2 milhões de reais no primeiro trimestre, crescimento de 270 por cento ante o ganho de 192 milhões de reais registrado um ano antes.

7 – Após queda de 0,3% em fevereiro, vendas do comércio crescem 1,2% em março.
As vendas do comércio brasileiro tiveram alta de 1,2% em março na comparação com fevereiro, e expansão de 4,1% ante o mesmo período de 2010. Dados do IBGE (com ajuste sazonal) divulgados nesta quinta-feira (12) mostram que, no acumulado em 12 meses, o varejo registra ganhos de 9,5%.

8 – BMW estuda abrir fábrica no Brasil e em outros emergentes. A BMW está considerando aumentar o número de fábricas fora do mercado europeu para atender a mercados de rápido crescimento na Ásia e América Latina, afirmou o presidente-executivo do grupo automotivo alemão. Os planos incluem uma fábrica no Brasil.

9 – Braskem registra lucro de 305 milhões de reais no primeiro tri. A Braskem registrou lucro líquido real de 305 milhões de reais no primeiro trimestre de 2011. O valor representa uma queda de 51 milhões de reais em relação ao último trimestre de 2010. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a alta foi de  282 milhões de reais – creditada pela empresa ao melhor resultado financeiro no primeiro trimestre desse ano.

10 – Brasil Ecodiesel nega proposta da Vanguarda. A Brasil Ecodiesel anunciou que o conselho de administração da companhia decidiu não aprovar a proposta feita pelo grupo Vanguarda, no mês passado.