Aneel aprova compra da Cemar pelo GP Investimentos

A proposta de compra da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) apresentada pela SVM, empresa do GP Investimentos, foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na segunda-feira (2/2). Com a decisão, o GP está habilitado a adquirir o controle societário da concessionária.

A proposta de compra, que foi também aprovada pelos credores da Cemar (grupo Eletrobrás, bancos e debenturistas), prevê a transformação do crédito total de 150 milhões de reais com a Eletrobrás em participação social no capital da Cemar em até 40% ou em debêntures. Segundo a Aneel, está prevista ainda a renegociação de dívidas remanescentes, no valor total de 276,5 milhões de reais, com a Eletronorte, subsidiária da Eletrobrás.

Quanto aos demais credores, eles terão sua dívida com a distribuidora renegociada com deságio de 69%, mediante pagamento à vista de 45,8 milhões de reais e o restante, 29,5 milhões, parcelados em 60 meses.

A execução do plano de reestruturação financeira da SVM começa este mês e tem prazo para terminar até 2012. O grupo GP foi o único a apresentar proposta final de compra da Cemar à Aneel. A concessionária maranhense está sob intervenção da agência desde o dia 21 de agosto de 2002.